Mundo

Nova governadora de Porto Rico promete transformar país em Estado americano

Jenniffer González promete combater desigualdades e avançar na luta pela ‘condição de Estado’ para Porto Rico

Jenniffer González em seu discurso de posse promete igualdade e melhores oportunidades para Porto Rico (AFP)

Jenniffer González em seu discurso de posse promete igualdade e melhores oportunidades para Porto Rico (AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 2 de janeiro de 2025 às 18h56.

Última atualização em 2 de janeiro de 2025 às 19h02.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

A nova governadora de Porto Rico, Jenniffer González, prometeu nesta quinta-feira, 2, lutar pela “igualdade plena para todos os porto-riquenhos”, que, em sua opinião, será alcançada com a anexação do território aos Estados Unidos.

“A desigualdade que o povo de Porto Rico está experimentando eu a combaterei com todas as minhas forças”, declarou Jenniffer em sua primeira mensagem como governadora após a cerimônia de posse, realizada em frente ao Capitólio, a sede do Parlamento.

Jenniffer, do Novo Partido Progressista (NPP), é uma defensora da chamada “condição de Estado”, ou seja, a anexação de Porto Rico como um Estado de pleno direito dos EUA, do qual é atualmente um território livre associado.

“A condição de Estado significa igualdade e quero que tenhamos acesso a oportunidades”, declarou, além de afirmar que essa opção recebeu “uma votação retumbante” no referendo não vinculativo de status realizado durante as eleições de 5 de novembro.

Resultados e desafios do referendo

Nessa consulta de status, 56,87% dos eleitores optaram pela condição de Estado em detrimento das opções de independência e soberania em livre associação, embora o número de votos em branco tenha sido muito alto devido ao fato de que outros partidos haviam convocado a não participação.

A governadora tentará, durante seu mandato, fazer com que os EUA aprovem um referendo vinculativo em Porto Rico sobre o status político, embora os republicanos nunca tenham sido muito favoráveis a essa opção.

Planos para um “novo Porto Rico”

Em seu breve discurso, Jenniffer, que venceu as eleições de novembro com 41% dos votos, também disse que quer “construir um novo Porto Rico, um Porto Rico de oportunidades”.

Em relação ao apagão que afetou o território há apenas dois dias, Jenniffer afirmou que trabalhará para que haja “uma rede elétrica que funcione”.

“Vamos ter um governo que os ouça, que os atenda e que os resolva”, afirmou a governadora, que até agora era comissária residente de Porto Rico em Washington.

Após a cerimônia oficial de posse, Jennifer participará da chamada “festa do povo” na Praça Quinto Centenário, onde se apresentarão artistas como Natti Natasha, Manny Manuel e Alberto Stylee.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA