Mundo

Nova Friburgo terá parque ecológico em local castigado pelas chuvas

Parque deverá funcionar como "área de lazer, turismo e educação ambiental"

Áreas atingidas pelas chuvas em Nova Friburgo: parque terá 2 milhões de metros quadrados (Valter Campanato/Agência Brasil)

Áreas atingidas pelas chuvas em Nova Friburgo: parque terá 2 milhões de metros quadrados (Valter Campanato/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2011 às 11h21.

Rio de Janeiro - O governo do estado do Rio de Janeiro anunciou hoje (23) que será implantado um parque ecológico no distrito de Córrego Dantas, em Nova Friburgo, um dos locais mais castigados pelas fortes chuvas registradas na região serrana fluminense há 12 dias. Os estudos para implantação do parque serão iniciados nos próximos dias.

O presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), vinculada à Secretaria de Obras do estado, Ícaro Moreno Júnior, informou à Agência Brasil que o parque “vai servir como área de lazer, turismo e educação ambiental”. O parque irá ocupar uma área de 20 quilômetros (km) de extensão por 100 metros de largura, totalizando 2 milhões de metros quadrados (m²).

Moreno explicou que, no local, a calha do rio está totalmente ocupada. “Nós vamos remover e realocar todas as pessoas que estão nesse vale e construir um parque ecológico. Ele terá uma dimensão tamanha que toda a região vai usar esse parque. Tanto Teresópolis, como Petrópolis, Nova Friburgo e toda a região no entorno”.

O presidente da Emop não descartou a possibilidade de ser firmada uma parceria público-privada (PPP) para a manutenção do parque. “Os governos federal, estadual e municipal implantam o parque e, depois, as empresas privadas, numa parceria, poderiam fazer a manutenção e a operação. Seria muito bom fazer um chamamento às empresas privadas”. A expectativa é que, em 2012, o parque de Córrego Dantas estará concluído. “Um ano é a nossa meta”, disse Ícaro Moreno Júnior.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDesastres naturaisEnchentesGestão públicaMeio ambienteMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Mundo

União Europeia adota tarifas de até 35,3% sobre veículos elétricos chineses

Seul diz que tropas norte-coreanas podem ser enviadas à Ucrânia “mais cedo que o esperado”

Qual a chave para a felicidade? Professor de Stanford vai a país mais feliz do mundo e dá a resposta

Inundações causadas por forte tempestade deixam 62 mortos em Valência, na Espanha