Mundo

Nova doutrina de Obama relaciona economia e diplomacia

Washinton - O governo de Barack Obama anunciou nesta quinta-feira uma nova doutrina de segurança nacional que determina a necessidade de somar engajamento diplomático e disciplina econômica com poder militar para impulsionar o lugar dos Estados Unidos no mundo. A estratégia de Obama pede a expansão de parcerias além dos aliados tradicionais do país, para incluir […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2010 às 08h02.

Washinton - O governo de Barack Obama anunciou nesta quinta-feira uma nova doutrina de segurança nacional que determina a necessidade de somar engajamento diplomático e disciplina econômica com poder militar para impulsionar o lugar dos Estados Unidos no mundo.

A estratégia de Obama pede a expansão de parcerias além dos aliados tradicionais do país, para incluir novas potências como China e Índia para compartilhar as questões mundiais, de acordo com o documento obtido pela Reuters.

Em meio a uma economia ainda frágil e déficits recordes, o governo também reconheceu que os Estados Unidos precisam lidar como prioridade nacional de segurança as tarefas de impulsionar o crescimento e colocar a situação fiscal em ordem.

"No centro de nossos esforços está o compromisso de renovar nossa economia", disse o documento. O documento, requerido por lei de todos os presidentes, costuma reafirmar as posições atuais do país, mas é importante porque pode influenciar orçamentos e leis.

Leia outras notícias sobre os Estados Unidos

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista

Novo incêndio florestal provoca ordens de evacuação na região de Los Angeles