Mundo

Nova central hidrelétrica na Patagônia chilena aprovada

O projeto completo contempla a construção de três centrais de represamento além de uma extensa linha de transmissão para levar a energia ao centro e norte do país

Chilenos protestam contra construção de hidrelétricas na Patagônia (©AFP / Martin Bernetti)

Chilenos protestam contra construção de hidrelétricas na Patagônia (©AFP / Martin Bernetti)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2012 às 15h51.

Santiago - Uma comissão ambiental aprovou nesta terça-feira a construção de uma nova central hidrelétrica na Patagônia chilena, que se somaria a outras cinco que estão a um passo de ser aprovadas definitivamente na mesma região, informou uma fonte oficial.

O projeto Rio Cuervo, da Energia Austral, um empreendimento conjunto das australianas Origin Energy e Xstrata Copper, busca gerar 640 MW e está situado em Puerto Aysén, na Patagônia chilena (1.600 km ao sul de Santiago).

"Todos os impactos significativos identificados foram respondidos satisfatoriamente com as medidas correspondentes de compensação e mitigação, diante disso a Comissão de Avaliação Ambiental aprovou de forma unânime a central hidrelétrica de Rio Cuervo", disse a governadora regional, Pilar Cuevas, que liderou a comissão.

O projeto completo contempla a construção de três centrais de represamento (Cuervo, Blanco e Cóndor), além de uma extensa linha de transmissão para levar a energia ao centro e norte do país.

Em pleno funcionamento, as três centrais terão uma capacidade de geração próxima aos 1.000 MW.

A aprovação do projeto se deu em meio a protestos de grupos ambientalistas, que rejeitam a construção de centrais hidrelétricas na Patagônia chilena, uma zona com grandes reservas de água e natureza quase inexplorada.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileEnergiaEnergia elétricaHidrelétricasServiços

Mais de Mundo

Trump assina ordens impondo tarifas de 25% para México e Canadá e 10% para a China

Trump diz que Venezuela 'aceitou' receber migrantes deportados, incluindo criminosos

Papa Francisco se desequilibra após quebrar parte da bengala

Israel pede informações de crianças reféns após libertação de pai neste sábado