Mundo

Nos EUA, Levy e Lew discutiram orçamento e ajuste fiscal

O ministro e Lew também discutiram formas de facilitar o financiamento em infraestrutura


	O ministro da Fazenda, Joaquim Levy: Levy fez uma atualização para Lew da situação da economia brasileira, destacando a evolução na votação do orçamento para 2016
 (Michael Nagle/REUTERS)

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy: Levy fez uma atualização para Lew da situação da economia brasileira, destacando a evolução na votação do orçamento para 2016 (Michael Nagle/REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2015 às 13h35.

Washington - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Jacob Lew, discutiram a situação macroeconômica do Brasil, o ajuste fiscal, comércio bilateral e investimento em infraestrutura em uma reunião fechada na tarde da segunda-feira, 7, em Washington, que também contou com a participação do diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, e do diretor do Banco Central, Tony Volpon, de acordo com comunicado divulgado nesta terça-feira, 8, pelo Tesouro.

Na reunião, um dos pontos foi o ajuste fiscal no Brasil, "com medidas politicamente difíceis, mas necessário para se alcançar crescimento forte, equilibrado e sustentável", de acordo com o comunicado.

Levy fez uma atualização para Lew da situação da economia brasileira, destacando a evolução na votação do orçamento para 2016.

O ministro e Lew também discutiram formas de facilitar o financiamento em infraestrutura.

O comércio entre Brasil e EUA foi outro tema das conversas, de acordo com o comunicado.

Lew enfatizou que Washington permanece empenhada "em trabalhar em conjunto com o Brasil para ajudar a alcançar um sistema tributário internacional global justo e moderno, e para combater o financiamento ilícito de todas as suas formas".

Levy disse na segunda à imprensa que há neste momento uma expectativa sobre o desenrolar da política monetária dos EUA, na medida em que podem ocorrer "eventuais ajustes na paisagem financeira a partir de algum movimento" nos juros pelo Fed.

O Brasil, afirmou, está reiniciando um "diálogo muito proveitoso" com o Tesouro norte-americano, marcando a volta de uma sequência de conversas que começaram há mais de 10 anos e foram interrompidas.

"É uma forma eficaz de se trocar impressões e fazer uma atualização", afirmou o ministro.

Acompanhe tudo sobre:Ajuste fiscalEstados Unidos (EUA)Joaquim LevyPaíses ricos

Mais de Mundo

Irã suspende os voos em todos os aeroportos do país

Voo com 229 repatriados do Líbano pousa na Base Aérea de São Paulo

Flórida declara estado de emergência, à espera de um 'grande furacão' na próxima semana

Defesa Civil de Gaza relata 21 mortos após ataque israelense em mesquita