Mundo

Norueguês precisa provar que leu a notícia antes de comentá-la

O objetivo é diminuir a quantidade de ataques e brigas infundadas entre leitores da emissora pública de rádio e TV da Noruega, a NRK

Internauta: antes de comentar é preciso responder três perguntas de múltipla escolha sobre o que estava escrito na matéria (Thinkstock/Thinkstock)

Internauta: antes de comentar é preciso responder três perguntas de múltipla escolha sobre o que estava escrito na matéria (Thinkstock/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de março de 2017 às 17h32.

Última atualização em 2 de março de 2017 às 17h33.

Para tentar diminuir a quantidade de ataques e brigas infundadas entre leitores a emissora pública de rádio e TV da Noruega, a NRK, decidiu criar uma verificação para provar que o internauta realmente leu a notícia antes de comentar no blog NRKbeta.

É preciso responder três perguntas de múltipla escolha sobre o que estava escrito na matéria para garantir que os leitores terão pelo menos uma base comum dos fatos nos quais a discussão será baseada, explicou Marius Arnesen, editor do blog, ao Nieman Lab.

"Nós achamos que deveríamos fazer a nossa parte para tentar garantir que as pessoas tivessem uma base comum antes de comentar. Se todos concordarem que é isso que o artigo diz, eles têm uma base muito melhor para comentar sobre ele", disse Ståle Grut, jornalista do blog, também ao Nieman Lab.

Além disso, a NRK espera que o quiz ajude a manter a discussão focada na matéria em questão, sem desviar para outros tópicos.

Acompanhe tudo sobre:InternetNoruega

Mais de Mundo

Biden diz a Trump que os migrantes são o "sangue" dos Estados Unidos

Incêndios devastam quase 95 mil hectares em Portugal em 5 dias

Relatório da ONU e ONGs venezuelanas denunciam intensificação de torturas nas prisões do país