Mundo

Noruega tem evacuação de 326 funcionários em plataforma

A plataforma Floatel Superior, uma unidade que hospeda até 374 pessoas no campo de petróleo Njord, a mais de 90 km da terra, inclinou de "3 a 4 graus" por vazamento

Imagem de setembro mostra uma plataforma da companhia norueguesa Statoil: a Floatel Superior foi evacuada graças a seis helicópteros enviados para o local (©AFP / Ho)

Imagem de setembro mostra uma plataforma da companhia norueguesa Statoil: a Floatel Superior foi evacuada graças a seis helicópteros enviados para o local (©AFP / Ho)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2012 às 13h32.

Oslo - A companhia norueguesa de petróleo Statoil evacuou nesta quarta-feira 326 funcionários de uma plataforma que registrou um vazamento nas águas agitadas do Mar da Noruega.

A plataforma Floatel Superior, uma unidade que hospeda até 374 pessoas no campo de petróleo Njord, a cerca de 50 milhas náuticas (mais de 90 km) da terra, inclinou de "3 a 4 graus" no início da manhã, devido a um vazamento em um lastro, anunciou a Statoil.

Uma hora depois do incidente, provocado pelo choque com uma âncora, a instalação foi estabilizada com a inundação parcial de outros lastros. Mas, por medida de segurança, a companhia decidiu evacuar a maioria dos funcionários.

"Todo o pessoal, com exceção do encarregado peça segurança, foi evacuado da Floatel Superior", indicou no início desta tarde.

"Ao todo, 326 pessoas foram evacuadas e 48 pessoas encarregadas de missões de emergência continuam na plataforma (...) os evacuados foram levados para a plataforma adjacente Njord A", acrescentou.

A Floatel Superior foi evacuada graças a seis helicópteros enviados para o local.

Os ocupantes foram transferidos inicialmente para a Njord A, antes de serem levados para o continente, em Kristiansund (oeste da Noruega).

Alguns helicópteros de resgate continuam estacionados nesta cidade costeira para ajudar a equipe que permaneceu na plataforma, de acordo com um porta-voz do Centro de Resgate de Sola (sudoeste), Einar Knudsen.

A evacuação foi realizada em condições meteorológicas muito difíceis, com ondas que variam "entre 10 e 12 metros", indicou um porta-voz da Statoil, Morten Eek.

O organismo responsável pelas questões de segurança no setor petrolífero, o Petroleumtilsyn, anunciou a abertura de uma investigação sobre o incidente, que foi considerado como "muito grave".

Segundo a Agência Internacional de Energia, a Noruega é a sétima exportadora mundial de petróleo e segunda exportadora de gás natural.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEuropaNoruegaPaíses ricosPetróleoPoluição

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país