Mundo

Noruega: polícia reforça segurança em prédios

Zona da sede do governo ficará sob vigilância do Exército e da polícia por tempo indefinido

Apesar da vigilância, polícia permitiu que população volte a circular pelas proximidades do local do atentado (Audun Braastad/AFP)

Apesar da vigilância, polícia permitiu que população volte a circular pelas proximidades do local do atentado (Audun Braastad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2011 às 12h39.

Oslo - O Exército e a polícia da Noruega reforçaram a segurança em torno dos prédios e instituições potencialmente ameaçados neste sábado, um dia após o duplo atentado que deixou mais de 87 mortos na região de Oslo.

Mas as autoridades suspenderam a orientação para que a população permaneça fora do centro da capital norueguesa, alvo de uma violenta explosão na zona da sede do governo.

"A zona da sede do governo permanecerá isolada até nova ordem. A polícia e o Exército vão proteger os prédios e as instituições sob potencial ameaça", informou a polícia de Oslo.

"A situação no centro de Oslo já não é caótica e a orientação para evitar a região foi suspensa", destacou a polícia.

A explosão no centro da capital deixou sete mortos e nove feridos graves. A ação mais sangrenta ocorreu na ilha de Utoeya, onde um atirador matou 80 pessoas, a maioria jovens, em uma colônia de férias do Partido Trabalhista, no poder.

Segundo a imprensa local, o atirador é um homem de 32 anos, de nacionalidade norueguesa, ligado a movimentos de extrema direita.

Testemunhas do ataque na ilha de Utoeya revelaram que o homem - com traços nórdicos e que falava norueguês - disparou contra as vítimas com um fuzil automático.

Acompanhe tudo sobre:EuropaNoruegaPaíses ricosTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Congresso americano aprova cortes de US$ 9 bilhões em ajuda externa e para mídia pública

Raios deixam pelo menos 33 mortos na Índia

Acidente em mina de ouro deixa 18 pessoas soterradas na Colômbia

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'