Mundo

Nordeste perdeu 80% de recifes de corais em 50 anos

A perda de biodiversidade foi maior nas regiões mais próximas das grandes metrópoles nordestinas


	Entre os fatores que podem ter contribuído para o desaparecimento dos recifes de corais no litoral nordestino está a extração ilegal para fabricação de cal
 (Wikimedia Commons)

Entre os fatores que podem ter contribuído para o desaparecimento dos recifes de corais no litoral nordestino está a extração ilegal para fabricação de cal (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2012 às 16h20.

São Paulo - O estudo Monitoramento de Recifes de Corais no Brasil, promovido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), apontou que a faixa do litoral brasileiro que vai do nordeste do Rio Grande do Norte ao sul do Bahia perdeu 80% de seus recifes de corais nas últimas cinco décadas.

Considerados ecossistemas costeiros, os recifes de corais são compostos por, pelo menos, 18 espécies diferentes de corais, além de outros seres vivos - entre eles, algas e alguns peixes, como o garoupa, o peixe-papagaio e o peixe-cirurgião. De acordo com a pesquisa, coordenada pela professora Beatrice Padovani, da UFPE, a perda desse tipo de biodiversidade foi maior nas regiões mais próximas das grandes metrópoles do Nordeste.

Entre os fatores que podem ter contribuído para o desaparecimento dos recifes de corais no litoral nordestino estão: extração ilegal para fabricação de cal; pesca predatória; poluição doméstica e industrial; aumento da temperatura dos mares e maior frequência de fenômenos como o El Niño.

O estudo ainda revela que os recifes de corais mais protegidos do Brasil são aqueles que vivem em unidades de conservação, como o Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, e aponta algumas medidas que podem ser adotadas pelo poder público em prol da conservação dessas espécies. Entre elas: aumentar a recuperação de matas ciliares; controlar o manejo de bacias hidrográficas e  onservar áreas de mangue.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteOceanosRegião Nordeste

Mais de Mundo

Putin quer se reunir com Trump e discutir todas as questões de interesse de Rússia e EUA

Macron pede à América Latina que coopere com França e UE por um “mundo mais justo”

Tribunal nega prorrogação da prisão temporária do presidente da Coreia do Sul

Governo Milei anuncia que planeja retirar o crime de feminicídio do Código Penal