A lei deve ser promulgada em 1º de maio no Colorado (GettyImages)
Da Redação
Publicado em 12 de março de 2013 às 20h55.
O Colorado se converteu nesta terça-feira no nono estado americano a legalizar a união civil entre pessoas do mesmo sexo, após uma votação na Câmara estadual.
A lei, que já havia passado no Senado, foi aprovada nesta terça-feira por 39 votos contra 26, e deverá ser promulgada no dia 1º de maio pelo governador democrata John Hickenlooper.
"Apesar de a lei não prever o equivalente a um casamento pleno para os homossexuais, isto constitui um passo à frente", declarou Rea Carey, da The National Gay and Lesbian Task Force.
"Aspiramos poder responder às necessidades de nossas famílias e protegê-las, como todo mundo. Esta lei permite que isto seja mais possível do que antes para todos os casais do mesmo sexo" no Colorado.
Nove estados e a capital federal já reconhecem o casamento gay, e outros nove estados, incluindo o Colorado, admitem a união civil entre pessoas do mesmo sexo, com os casais de gays e lésbicas gozando dos mesmos direitos dos casais heterossexuais, mas sem direito ao matrimônio.
A Suprema Corte dos Estados Unidos examinará a questão no dia 26 de março a partir de uma ação contra a proibição do casamento gay na Califórnia.