Mundo

Nomes de Trump; o mundo em Lima…

Na semana – A expectativa é que o presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump, anuncie novos nomes de sua equipe de transição e de seu futuro gabinete. O vice de sua chapa, Mike Pence, lidera o processo, acompanhado por nomes como o governador de Nova Jersey, Chris Christie, e o ex-prefeito de Nova York, Rudolph […]

KUCZYNSKI: o presidente peruano deve tratar temas do país e de seus vizinhos com Donald Trump / Paco Chuquiure/ Reuters

KUCZYNSKI: o presidente peruano deve tratar temas do país e de seus vizinhos com Donald Trump / Paco Chuquiure/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2016 às 05h37.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h30.

Na semana

– A expectativa é que o presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump, anuncie novos nomes de sua equipe de transição e de seu futuro gabinete. O vice de sua chapa, Mike Pence, lidera o processo, acompanhado por nomes como o governador de Nova Jersey, Chris Christie, e o ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani. Especula-se que seu genro, Jared Kushner, possa assumir o cargo de chefe da Casa Civil – Kushner é dono do jornal New York Observer e casado com uma das filhas de Trump, Ivanka.

Segunda-feira 14

– O presidente da Alemanha, Joachim Gauck, vai ao Japão pela primeira vez, em visita de uma semana. Gauck se reúne com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe – os dois já se encontraram numa visita de Abe à Alemanha, em 2014. O líder alemão também passa pelo museu de Nagasaki, uma das cidades atingida pela bomba atômica dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

– Acompanhado de acadêmicos e empresários, o presidente de Israel, Reuven Rivlin, inicia uma visita de seis dias à Índia. O israelense será recebido pelo presidente indiano Pranab Mukherjee e pelo primeiro-ministro Narendra Modi, e deve discutir parcerias em campos como educação, segurança, computação e agricultura. Rivlin é apenas o segundo presidente de Israel a visitar a Índia desde o restabelecimento de laços diplomáticos entre os países, em 1992 – a última visita de um presidente israelense foi em 1996.

Terça-feira 15

– Após uma semana cheia em casa com a eleição do republicano Donald Trump, o presidente americano Barack Obama visita a Grécia para “cumprimentar o governo grego pelo sucesso” na implementação de suas reformas fiscais. Segundo a Casa Branca, contudo, a agenda da visita não inclui conversas sobre as negociações entre a Grécia e a União Europeia.

– O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau visita Cuba, onde se encontra com o presidente Raúl Castro. Até o fim da semana ele também passa pela Argentina, onde se reúne com o presidente argentino Mauricio Macri. O premiê canadense disse estar “ansioso” para trabalhar com Castro e Macri e afirmou que quer promover o Canadá como opção de comércio e investimento na região da Ásia e do Pacífico. No sábado, Trudeau também vai ao Peru, onde participa do Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico (APEC).

– A Câmara dos Deputados americana pode decidir a permanência do republicano Paul Ryan como presidente da casa. Tradicionalmente, a votação acontece uma semana após as eleições, mas os republicanos pedem para que a escolha seja adiada – de modo que o Congresso possa se focar em temas mais urgentes, como a lei orçamentária. Crítico do presidente eleito, Donald Trump, durante a campanha, especula-se se Ryan terá ou não o apoio de Trump e de seus aliados para se reeleger.

Quinta-feira 17

– Começa o Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico (APEC), em Lima, no Peru. O evento, que é anual, vai até domingo 20 e conta com a presença de líderes mundiais e empresários. Estão confirmadas as presenças de nomes como o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, o presidente americano Barack Obama, o presidente russo Vladimir Putin e o presidente chinês Xi Jinping.

– O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe será recebido por Donald Trump em Nova York. Segundo a secretária de gabinete de Abe, o encontro é um “ótimo começo para construir confiança” entre as partes, e os dois vão discutir sobre como cooperar para a paz e a estabilidade na região do Pacífico – mas não devem falar sobre o TPP.

Sexta-feira 18

– Obama chega ao Peru para participar da cúpula da APEC. A programação do americano inclui uma reunião com o presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, e outros líderes de países-membros do chamado Tratado Transpacífico, o TPP, um acordo de livre comércio com a participação de 12 países da América e da Ásia. Obama fica no país até domingo 20.

– Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan – acordo militar entre países do Ocidente – discursa em Bruxelas sobre o futuro da aliança e sobre como uma Europa fortalecida pode beneficiá-la. A incerteza sobre o futuro da Otan cresceu após a eleição de Trump, que afirmou durante a campanha que, se eleito, iria repensar o papel dos Estados Unidos na organização.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

1 milhão de pessoas foram deslocadas no Líbano após ataques israelenses, estima premiê

Ultranacionalistas vencem eleições na Áustria pela primeira vez, segundo projeções

Israel lança ataque em “grande escala” contra rebeldes houthis em cidade do Iêmen

Mais de 20 terroristas morreram no ataque contra líder do Hezbollah, diz Israel