Mundo

Nomeado primeiro-ministro interino da Romênia

Após renúncia do premiê, o ministro romeno da Justiça, Catalin Predoiu, foi nomeado nesta segunda-feira primeiro-ministro do país

Emil Boc justificou a renúncia como uma tentativa de "aliviar a situação política e social do país"  (Daniel Mihailescu/AFP)

Emil Boc justificou a renúncia como uma tentativa de "aliviar a situação política e social do país" (Daniel Mihailescu/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2012 às 10h04.

Bucareste - O ministro romeno da Justiça, Catalin Predoiu, foi nomeado nesta segunda-feira primeiro-ministro interino, depois da renúncia do governo de centro-direita dirigido por Emil Boc.

"O presidente Traian Basescu tomou nota da decisão do primeiro-ministro Emil Boc e nomeia Catalin Predoiu primeiro-ministro até a formação de um novo governo", informo a presidência.

"Tomei a decisão de apresentar a renúncia do governo", anunciou o premier romeno, que viu sua popularidade desabar nas últimas semanas.

Boc, 45 anos, no poder desde 2008, justificou a renúncia como uma tentativa de "aliviar a situação política e social do país".

Nas últimas semanas, várias personalidades do governamental Partido Democrata Liberal (PDL) pediram a renúncia de Boc, debilitado por um profundo descontentamento social que se traduziu em grandes manifestações em todo o país.

O presidente Train Basescu deve consultar os partidos políticos para decidir a substituição de Boc.

A oposição, liderada pela União Social Democrata (USL), exige eleições legislativas antecipadas.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPolíticaEuropaProtestos

Mais de Mundo

Governo Trump diz que revisará 55 milhões de vistos nos EUA em busca de problemas

Ataque contra helicóptero da Polícia da Colômbia deixa ao menos um morto e dois feridos

Furacão Erin provoca inundações no litoral dos EUA

EUA e Europa buscam opções para encerrar a guerra na Ucrânia