Mundo

Nobel da Paz 2016 bate recorde de candidaturas

Entre os candidatos deste ano estão o papa Francisco, o presidente da Colômbia e o líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)


	Nobel da Paz 2015: do total de candidatos deste ano, 228 são indivíduos e 148 são organizações
 (Cornelius Poppe / Reuters)

Nobel da Paz 2015: do total de candidatos deste ano, 228 são indivíduos e 148 são organizações (Cornelius Poppe / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2016 às 13h59.

Copenhague - O Nobel da Paz tem este ano um número recorde de 376 candidatos ao prestigiado prêmio, informou nesta terça-feira o Comitê Nobel da Noruega.

O número bate com larga diferença o recorde anterior, de 278 candidatos, registrado há dois anos.

Do total de candidatos deste ano, 228 são indivíduos e 148 são organizações.

Segundo o testamento do magnata sueco Alfred Nobel, criador do prêmio, podem indicar candidatos ao prêmio da Paz catedráticos das universidades em Direito, História e Ciências Políticas; parlamentares, antigos laureados e membros de cortes internacionais, entre outros.

Só os indicados podem saber a identidade dos candidatos, já que o Comitê Nobel norueguês só confirma os nomes 50 anos depois da indicação, e só torna público o número total de candidatos.

Se sabe que entre os candidatos deste ano estão: o papa Francisco, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Timoleón Jiménez; o ex-analista da CIA Edward Snowden e os moradores e voluntários que ajudam os refugiados nas ilhas gregas.

O Quarteto para o Diálogo Nacional na Tunísia foi o ganhador do prêmio ano passado, por seu trabalho na construção de uma "democracia plural" neste país africano, segundo o comunicado do Comitê.

O Nobel da Paz, cujo ganhador é anunciado em outubro, é o único dos prêmios que não é dado nem entregue em Estocolmo, mas em Oslo, por desejo expresso de Alfred Nobel.

Acompanhe tudo sobre:EuropaNobelNoruegaPaíses ricosPrêmio Nobel

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto