Mundo

Nobel chinês Liu Xiaobo deixa prisão por causa da morte de pai

Esse é um gesto incomum com dissidente chinês, que cumpre pena de 11 anos de prisão e não foi autorizado a viajar para Oslo para receber o Nobel em outubro de 2010

Liu Xiaobo, co-autor do manifesto que estimula à reforma política na China sob o nome "Carta 08", foi acusado de subversão contra o Estado  (Odd Andersen/AFP)

Liu Xiaobo, co-autor do manifesto que estimula à reforma política na China sob o nome "Carta 08", foi acusado de subversão contra o Estado (Odd Andersen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2011 às 17h37.

Pequim - Familiares do preso Prêmio Nobel da Paz chinês Liu Xiaobo revelaram nesta terça-feira que as autoridades do país permitiram uma breve saída do detento da prisão em setembro após a morte de seu pai.

Como informou a rádio "Voice of America" na China, trata-se de um gesto incomum ao dissidente político chinês, que cumpre pena de 11 anos de prisão e a quem não se permitiu viajar para Oslo a receber o Nobel que recebeu em outubro de 2010.

Os três irmãos de Liu Xiaobo puderam visitá-lo na prisão na semana passada como fez em agosto sua esposa, submetida à prisão domiciliar desde a concessão do Nobel.

Os familiares do dissidente chinês, de 55 anos, o encontraram em bom estado de saúde, manifestou a mesma fonte.

Liu Xiaobo, co-autor do manifesto que estimula à reforma política na China sob o nome "Carta 08", foi acusado de subversão contra o Estado e condenado em dezembro de 2009.

A concessão do prêmio Nobel a Liu originou uma forte tensão entre Pequim e Oslo, assim como da China com vários países ocidentais, entre eles EUA, que pediu sua libertação.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaPrisõesNobelPrêmio Nobel

Mais de Mundo

Governo Trump diz que revisará 55 milhões de vistos nos EUA em busca de problemas

Ataque contra helicóptero da Polícia da Colômbia deixa ao menos um morto e dois feridos

Furacão Erin provoca inundações no litoral dos EUA

EUA e Europa buscam opções para encerrar a guerra na Ucrânia