Mundo

No Dia contra a Homofobia, chilenos hasteiam bandeira

O ato central da jornada se desenvolveu na cidade de Independencia, e contou com a presença do embaixador da União Europeia (UE) no Chile, Rafael Dochao


	Bandeira do movimento gay: durante o ato também foi assinado um convênio de cooperação entre a UE e a cidade de Independencia.
 (Pedro Armestre/AFP)

Bandeira do movimento gay: durante o ato também foi assinado um convênio de cooperação entre a UE e a cidade de Independencia. (Pedro Armestre/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2013 às 15h00.

"Santiago do Chile - Seis cidades chilenas hastearam nesta sexta-feira a bandeira arco-íris, símbolo do coletivo homossexual, no Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia.

O ato central da jornada se desenvolveu na cidade de Independencia, no setor norte de Santiago, e contou com a presença do embaixador da União Europeia (UE) no Chile, Rafael Dochao.

"É uma atividade que busca ter impacto junto à opinião pública e é uma demonstração da mudança cultural que está ocorrendo. Hoje em dia, os municípios, que são a instância mais próxima dos cidadãos, têm também vocação de inclusão. Estamos muito contentes", disse à Agência Efe Rolando Jiménez, presidente do Movimento de Integração e Libertação Homossexual (Movilh).

Durante o ato também foi assinado um convênio de cooperação entre a UE e a cidade de Independencia.

"É um apoio técnico e financeiro ao Movilh, que nos permitirá expandir o conhecimento e ajudar a elaborar políticas públicas de não discriminação", assinalou Jiménez.

As outras cinco cidades que hastearam a bandeira arco-íris foram, na região metropolitana de Santiago, Providencia, La Reina e a própria capital chilena, assim como San Antonio, na região de Valparaíso, e Coquimbo, no norte do país.

O Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia lembra quando em 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar o homossexualismo uma doença mental. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileGaysLGBTPreconceitos

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto