Mundo

Ponte Rio-Niterói exigirá investimento de R$600 mi

Nova estimativa é o dobro da previsão de 300 milhões de reais apresentada pelo governo em janeiro


	Ponte Rio-Niterói, no estado do Rio de Janeiro
 (Sergio Moraes/Reuters)

Ponte Rio-Niterói, no estado do Rio de Janeiro (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2014 às 17h43.

Brasília - O grupo que arrematar a nova <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/concessoes">concessão </a></strong>da Ponte Rio-Niterói deverá investir pelo menos 600 milhões de reais no projeto, disse à Reuters nesta sexta-feira uma fonte do governo federal que acompanha o assunto.</p>

Essa nova estimativa é o dobro da previsão de 300 milhões de reais apresentada pelo governo em janeiro, quando foi anunciado novo pacote de concessões rodoviárias, que inclui a ponte. Segundo a fonte, o aumento decorre apenas da atualização de correção monetária da base de cálculo.

E mesmo esse valor de 600 milhões de reais ainda é uma estimativa inicial que pode ser ampliada. Uma previsão mais definitiva só deverá ser conhecida a partir de agosto, depois que for escolhido o projeto que vai basear a nova concessão.

O concessionário que vencer a disputa terá de investir na manutenção e operação, além de obras no acesso da ponte à Linha Vermelha, no Rio, e na chegada à Niterói.

A ponte hoje está sob concessão da CCR, mas o contrato vencerá em maio do ano que vem.

O governo receberá até agosto as propostas de projetos para a obra. Depois disso, vai analisar e escolher o melhor projeto que será usado como base para a concessão, fazer as audiências públicas e depois publicar o edital.

A expectativa é de publicar o edital do leilão da ponte em novembro e realizar o certame no mês seguinte.

Segundo a fonte, esse ano devem ocorrer apenas dois leilões de concessões terrestres de logística: o da ponte Rio-Niterói e o da ferrovia entre Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte (GO), cujo edital deve sair em agosto.

"Muito dificilmente serão feitos outros leilões em rodovias e ferrovias neste ano", disse a fonte, acrescentando que o certame da ponte Rio-Niterói deverá ser bem disputado. "A ponte todo mundo conhece, sabe os riscos, ela tem bastante atratividade", disse.

Acompanhe tudo sobre:ConcessõesInfraestruturaInvestimentos de empresasPrivatizaçãoTransportestransportes-no-brasil

Mais de Mundo

Maria Corina Machado denuncia 'onda brutal de repressão' na Venezuela

António Guterres 'lamenta profundamente' saída dos EUA da Unesco

Pedro Sánchez pede urgência na concretização do acordo entre União Europeia e Mercosul

Espanha pretende desclassificar documentos secretos da ditadura franquista