Mundo

Nissan LEAF lidera vendas de automóveis na Noruega

Um carro elétrico, o Nissan LEAF, liderou os novos emplacamentos na Noruega em outubro, impulsionado por uma série de vantagens para os proprietários

Nissan LEAF: o mês passado, 716 LEAFs foram emplacados, tornando-o um carro mais popular que o Toyota Auris e o Volkswagen Golf (Scott Olson/AFP)

Nissan LEAF: o mês passado, 716 LEAFs foram emplacados, tornando-o um carro mais popular que o Toyota Auris e o Volkswagen Golf (Scott Olson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2013 às 10h09.

Oslo - Um carro elétrico, o Nissan LEAF, liderou os novos emplacamentos na Noruega em outubro, impulsionado por uma série de vantagens para os proprietários de um veículo deste tipo no país rico em petróleo.

No mês passado, 716 LEAFs foram emplacados, tornando-o um carro mais popular que o Toyota Auris e o Volkswagen Golf, com uma fatia de mercado de 5,6%, segundo a companhia Opplysningsraadet for Veitrafikken (OFV), que compila dados sobre vendas de carros na Noruega.

Os números marcam o segundo mês seguido em que o carro elétrico domina as vendas no país.

Em setembro, o modelo Tesla S, fabricado nos Estados Unidos, ocupou o primeiro lugar devido a um acúmulo provocado antes de os primeiros carros serem enviados para o país.

"Fiquei um pouco surpreso de que isto tenha ocorrido duas vezes seguidas", afirmou à AFP o chefe de dados de registros da OFV, Paal Bruhn.

A Noruega encoraja as vendas de carros elétricos com incentivos fiscais, isenções de taxas de congestionamento, acesso a vias de transporte público e estacionamento grátis.

No total, os carros elétricos responderam por 7,2% das vendas de carros em outubro no país, mais que o dobro dos 3,4% do ano anterior.

A Noruega é um dos principais países exportadores de petróleo.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosEuropaNissanNissan LeafNoruegaPaíses ricosVeículos

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia