Mundo

Nissan lança conceito de utilitário elétrico

Sistema de baterias e motor são parecidos com o do Nissan Leaf; diferencial é que o e-NV200 é um carro de grande porte, destinado principalmente a empresas e famílias

O espaço interior é flexível, com os bancos traseiros dobráveis, podendo aumentar consideravelmente o tamanho do porta-malas (Divulgação)

O espaço interior é flexível, com os bancos traseiros dobráveis, podendo aumentar consideravelmente o tamanho do porta-malas (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2012 às 14h15.

São Paulo - A Nissan lançou um novo conceito de carro elétrico, o e-NV200, baseado no utilitário NV200, lançado pela marca japonesa em 2007. O automóvel foi apresentado no Salão de Detroit e, segundo a empresa, deve estar disponível no mercado em um futuro bem próximo.

O modelo apresentado na última terça-feira terá o sistema de baterias e motor parecido com o do Nissan Leaf, no entanto o grande diferencial é que o e-NV200 é um carro de grande porte, destinado principalmente a empresas e famílias. O espaço interior é flexível, com os bancos traseiros dobráveis, podendo aumentar consideravelmente o tamanho do porta-malas.

Assim como os outros veículos totalmente elétricos, o utilitário da Nissan é silencioso, confortável e não possui escapamento, ou seja, não emite gases de efeito estufa. Segundo a empresa, outro fator positivo do novo modelo é o fato de poder reduzir os gastos das empresas com combustíveis para o transporte.

“Um veículo como o e-NV200 poderia ‘e-energizar’ o atual mercado de vans compactas em mais de uma maneira – ajudar a melhorar a qualidade de vida urbana e proporcionar um investimento financeiro inteligente para pequenas e grandes empresas”, anunciou Hideto Murakami, vice-presidente corporativo da Nissan.

O conceito japonês também inclui inovações tecnológicas que beneficiam o condutor. O painel é inteligente e funciona como um tablet de fácil operação.

A bateria de íon-lítio, de 80 kW, é composta por 48 módulos compactos e de alta resposta, o motor síncrono gera 280 Nm/RPM de torque e ao contrário de um motor à combustão interna convencional, o motor fornece 100% de seu torque desde o início, com a resposta imediata trazendo excelente aceleração.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosCarros híbridosEmpresasEmpresas japonesasMontadorasNissanVeículos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia