Mundo

Nipah: Índia fecha escolas e escritórios para conter surto de vírus mortal

Duas pessoas morreram e três testaram positivo para Nipah, um vírus transmitido por morcegos e porcos que causa febre mortal

Nipah: vírus tem taxa de mortalidade de 40% a 75% (AFP /Getty Images)

Nipah: vírus tem taxa de mortalidade de 40% a 75% (AFP /Getty Images)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 14 de setembro de 2023 às 13h11.

Última atualização em 14 de setembro de 2023 às 17h18.

O estado de Kerala, no sul da Índia, decretou nesta quinta-feira, 14, o fechamento de repartições públicas, edifícios governamentais, escolas e instituições religiosas, além de suspender o transporte público na área de risco, após duas pessoas morrerem e três testarem positivo para Nipah, um vírus transmitido por morcegos e porcos que causa febre mortal.

Em comunicado, o ministro-chefe do estado de Kerala, Pinarayi Vijayan, pediu para que os habitantes tenham cautela e sigam as diretrizes de segurança. “Não devemos ter medo, mas enfrentar esta situação com cautela”, escreveu Vijayan. Esse é o quarto surto da doença no país. O primeiro surto de Nipah em Kerala matou 21 dos 23 infectados, enquanto os surtos em 2019 e 2021 mataram duas pessoas, segundo informações da Agência Reuters.

A ministra da Saúde do estado, Veena George, em entrevista à Reuters, disse que especialistas foram espalhados pelo estado para coletar amostras de fluidos de morcegos e árvores frutíferas. "Estamos testando seres humanos e ao mesmo tempo especialistas estão coletando amostras de fluidos de áreas florestais que poderiam ser o foco da propagação", explicou. George afirmou que o estado está em uma fase de hipervigilância e detecção, com quase 800 pessoas testadas nas últimas 48 horas no distrito. 

A OMS classifica o Nipah como uma doença prioritária por representar um risco para a saúde pública devido ao seu potencial epidêmico e por não ter tratamentos conhecidos. 

O que é o vírus Nipah?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Nipah é um vírus zoonótico. Ele é transmitido por meio de contato direto com fluidos ou excrementos de morcegos infectados, através do contato entre pessoas ou até pelo consumo de alimentos. O Nipah pode infectar uma variedade de animais, aumentando as chances de propagação. Os morcegos frugívoros da família Pteropodidae – espécies pertencentes ao gênero Pteropus – são os hospedeiros naturais do vírus Nipah. 

A doença foi identificada pela primeira vez em 1999, durante um surto de doença entre criadores de suínos e outras pessoas em contato próximo com os animais na Malásia e em Singapura. A OMS avalia que a transmissão ocorreu através da exposição desprotegida às secreções dos porcos ou do contato desprotegido com o tecido de um animal doente.

Segundo Centros de Controle e Prevenção de Doenças do país, das 300 pessoas infectadas, mais de 100 morreram. Cerca de 1 milhão de porcos foram sacrificados para impedir a propagação da doença. Os surtos são apontados como esporádicos e as infecções no Sul da Ásia foram atribuídas ao consumo alimentos contaminados com excrementos de morcegos.

Em surtos subsequentes em Bangladesh e na Índia, o consumo de frutas ou produtos de frutas (como suco de tamareira cru) contaminados com urina ou saliva de morcegos frugívoros infectados foi a fonte mais provável de infecção.

Qual é a letalidade da doença do vírus Nipah

A taxa de letalidade estimada é de 40% a 75%, segundo a OMS. Esta taxa pode variar de acordo com o surto, dependendo das capacidades locais de vigilância epidemiológica e gestão clínica. 

Qual são os sintomas do vírus Nipah?

Segundo a OMS, a infecção pelo vírus Nipah pode ser diagnosticada durante a fase aguda e de convalescença da doença. Os sintomas aparecem entre quatro a 14 dias depois do contato com o vírus:

  • Febre;
  • Dores musculares;
  • Dor de cabeça;
  • Náuseas;
  • Tontura;
  • Sonolência;
  • Encefalite, que é a inflamação do cérebro;
  • Convulsões, que pode evoluir para o coma em 24 a 48 horas.
  • Pneumonia atípica 

Qual é o tratamento para o vírus Nipah?

Hoje, ainda não existem medicamentos ou vacinas específicas para a infecção pelo vírus Nipah. A recomendação das autoridades de saúde é tratar os sintomas da doenças como medidas de suporte. De acordo com a OMS, medidas podem ser tomadas para evitar o contágio da doença, entre elas:

  • Evitar o contato com animais potencialmente infectados, principalmente morcegos e porcos;
  • Evitar o consumo de animais possivelmente infectados, principalmente quando não estão devidamente cozidos;
  • Evitar o contato com fluidos e excrementos de animais e/ou pessoas infectadas pelo vírus Nipah;
  • Higienização das mãos após entrar em contato com animais;
  • Uso de máscaras e/ou luvas quando em contato com uma pessoa infectada pelo vírus Nipah
Acompanhe tudo sobre:ÍndiaOMS (Organização Mundial da Saúde)Doenças

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia