Mundo

Nigéria anuncia fim de subsídio a combustíveis

O plano é impopular entre nigerianos, pois muitos vêem o preço baixo do combustível como o único benefício de viver no maior exportador de petróleo bruto da África

Tentativas anteriores de acabar com os subsídios provocaram greves e protestos, e espera-se que não seja diferente neste caso (Getty Images)

Tentativas anteriores de acabar com os subsídios provocaram greves e protestos, e espera-se que não seja diferente neste caso (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de janeiro de 2012 às 15h33.

Abuja - Autoridades da Nigéria anunciaram neste domingo que um controverso plano para abandonar os subsídios sobre os preços de combustíveis será adotado a partir de 1o de janeiro, em uma atitude que pode causar greves e manifestações.

O plano é impopular entre nigerianos, pois muitos vêem o preço baixo do combustível como o único benefício de viver no maior exportador de petróleo bruto da África. Tentativas anteriores de acabar com os subsídios provocaram greves e protestos, e espera-se que não seja diferente neste caso.

"A Agência Reguladora de Preços de Produtos do Petróleo (PPPRA, na sigla em inglês) deseja informar a todos os acionistas sobre o início do abandono dos subsídios sobre o Premium Motor Spirit", afirmou um comunicado da PPPRA.

Levar o plano adiante poupará grandes somas ao tesouro do país. Críticos como o Fundo Monetário Internacional (FMI)afirmavam que o dinheiro estava sendo desperdiçado com gastos que beneficiavam, principalmente, importadores de combustíveis.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralNigériaPetróleo

Mais de Mundo

Trump classifica a agência de notícias Associated Press como 'organização de esquerda radical'

Às vésperas de se reunir com Trump em Washington, Macron conversa com Zelensky sobre guerra

Senado confirma Kash Patel, apoiador de Trump, como diretor do FBI

Em vitória para Milei, Senado da Argentina suspende primárias para eleições legislativas de outubro