Mundo

Nigéria anuncia fim de subsídio a combustíveis

O plano é impopular entre nigerianos, pois muitos vêem o preço baixo do combustível como o único benefício de viver no maior exportador de petróleo bruto da África

Tentativas anteriores de acabar com os subsídios provocaram greves e protestos, e espera-se que não seja diferente neste caso (Getty Images)

Tentativas anteriores de acabar com os subsídios provocaram greves e protestos, e espera-se que não seja diferente neste caso (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de janeiro de 2012 às 15h33.

Abuja - Autoridades da Nigéria anunciaram neste domingo que um controverso plano para abandonar os subsídios sobre os preços de combustíveis será adotado a partir de 1o de janeiro, em uma atitude que pode causar greves e manifestações.

O plano é impopular entre nigerianos, pois muitos vêem o preço baixo do combustível como o único benefício de viver no maior exportador de petróleo bruto da África. Tentativas anteriores de acabar com os subsídios provocaram greves e protestos, e espera-se que não seja diferente neste caso.

"A Agência Reguladora de Preços de Produtos do Petróleo (PPPRA, na sigla em inglês) deseja informar a todos os acionistas sobre o início do abandono dos subsídios sobre o Premium Motor Spirit", afirmou um comunicado da PPPRA.

Levar o plano adiante poupará grandes somas ao tesouro do país. Críticos como o Fundo Monetário Internacional (FMI)afirmavam que o dinheiro estava sendo desperdiçado com gastos que beneficiavam, principalmente, importadores de combustíveis.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralNigériaPetróleo

Mais de Mundo

Casa Branca confirma que Trump se reunirá com o presidente do Equador

Groenlândia forma novo governo diante das ameaças de anexação por Trump

Terremoto em Mianmar: por que os números de mortos e feridos são imprecisos?

Núcleo do PCE sobe 0,4% em fevereiro nos EUA, e consumo das famílias fica abaixo do esperado