Mundo

Níger pede investigação internacional na Líbia

Níger quer uma intervenção das potências ocidentais no sul da Líbia, um viveiro de grupos terroristas, declarou ministro

Islamitas armados manifestam-se em frente a tribunal na Líbia: Níger quer uma intervenção na Líbia (Abdullah Doma/AFP)

Islamitas armados manifestam-se em frente a tribunal na Líbia: Níger quer uma intervenção na Líbia (Abdullah Doma/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2014 às 09h54.

Paris - O Níger quer uma intervenção das potências ocidentais no sul da Líbia, um "viveiro de grupos terroristas", declarou nesta quarta-feira o ministro nigerino do Interior, Masudu Hasumi, à Rádio France Internationale.

"As potências que atuaram na Líbia para derrubar o coronel Kadafi - depois da qual a Líbia se tornou o principal santuário terrorista - precisam garantir os serviços pós-venda", declarou o ministro, cujo país faz fronteira com a Líbia.

"É legítimo que a França e os Estados Unidos intervenham para erradicar a ameaça terrorista" no sul deste país, acrescentou o ministro, que se encontra em Paris.

Em relação à declaração do chefe dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, James Clapper, que no dia 29 de janeiro classificou o Sahel de incubadora de grupos extremistas, o ministro nigerino estimou que "deveria ter dito de modo mais preciso que o sul líbio é uma incubadora de grupos terroristas".

"Acredito que há hoje uma forte tomada de consciência da ameaça que o sul líbio constitui", e uma intervenção "entra na ordem do possível", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaLíbiaTerrorismoViolência política

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo