Mundo

Nicarágua decreta emergência por furacão, terremoto e tsunami

O país espera a passagem do furacão Otto, de categoria 2, e agora está sob alerta de um tsunami após o terremoto de magnitude 7,2

Nicarágua: "Diante da emergência nacional gerada pelo furacão Otto e pelo terremoto que acaba de ter impacto em nosso litoral e com consequências imprevisíveis (...), declara-se estado de emergência nacional em todo o país" (Oswaldo Rivas/Reuters)

Nicarágua: "Diante da emergência nacional gerada pelo furacão Otto e pelo terremoto que acaba de ter impacto em nosso litoral e com consequências imprevisíveis (...), declara-se estado de emergência nacional em todo o país" (Oswaldo Rivas/Reuters)

E

EFE

Publicado em 24 de novembro de 2016 às 17h53.

Última atualização em 24 de novembro de 2016 às 18h55.

Manágua - O governo da Nicarágua decretou estado de emergência em todo o país a partir desta quinta-feira, já que o país está afetado pela passagem do furacão Otto, de categoria 2, e sob alerta de um tsunami após o terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter que sacudiu seu litoral Pacífico norte.

"Diante da emergência nacional gerada pelo furacão Otto e pelo terremoto que acaba de ter impacto em nosso litoral e com consequências imprevisíveis (...), declara-se estado de emergência nacional em todo o país", disse a primeira-dama e coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, Rosario Murillo.

O governo instruiu o Sistema Nacional de Prevenção de Desastres (Sinapred) a continuar em elevada vigilância e alerta em todo o país.

O alerta de tsunami vale para as cidades de todo o litoral Pacífico da Nicarágua, disse Murillo.

As ondas, previstas para de 30 centímetros a um metro, impactarão principalmente o noroeste da Nicarágua, nas proximidades do Golfo de Fonseca, segundo as autoridades.

"Pedimos às pessoas que estão na praia para que saiam, para que vão a um lugar seguro e esperem pelo menos uma hora", disse o assessor científico do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter), Wilfried Strauch.

Já o furacão Otto, de categoria 2, castiga nesta quinta-feira a costa caribenha nicaraguense, na fronteira com a Costa Rica, e por isso o país já retirou de casa milhares de pessoas.

O governo da Nicarágua estendeu o alerta vermelho a todo o sul de seu território, com mais de um milhão de habitantes, antes da passagem do furacão.

As aulas em todo o país estão suspensas, incluindo nas instituições particulares.

Acompanhe tudo sobre:FuracõesNicaráguaTerremotosTsunami

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado