Mundo

Nicarágua cessa alerta de tsunami pós terremoto na Guatemala

A Nicarágua havia emitido um alerta verde de tsunami, que consiste em estar preparado para evacuar as áreas de alto risco no país


	Vista aérea da fronteira entre Nicaragua e Costa Rica: as autoridades guatemaltecas cifraram em 7,2 a magnitude do sismo
 (Wikimedia Commons)

Vista aérea da fronteira entre Nicaragua e Costa Rica: as autoridades guatemaltecas cifraram em 7,2 a magnitude do sismo (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2012 às 22h38.

Manágua - O governo da Nicarágua suspendeu nesta quarta-feira o alerta preventivo de tsunami emitido após o terremoto de 7,2 graus de magnitude na escala Richter que atingiu a Guatemala hoje e que já deixa 39 mortos no país centro-americano.

'O alerta (verde) já foi desativado. Estivemos quase cinco horas sob alerta, mas já se desativou' por decisão da Secretaria Executiva do Sistema Nacional para Prevenção, Mitigação e Atendimento de Desastres (Sinapred), disse à Agência Efe o diretor da Defesa Civil, coronel Néstor Solís.

A Nicarágua havia emitido um alerta verde de tsunami, que consiste em estar preparado para evacuar as áreas de alto risco no país, que não sofreu danos por consequência do terremoto na Guatemala, segundo as autoridades.

A diretora de Geofísica do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais, Angélica Muñoz, explicou a jornalistas que o sismo na Guatemala, por ser um evento de grande magnitude, superficial, e estar perto do litoral, tinha características para provocar um tsunami.

O Centro de Tsunamis do Havaí informou que foi registrado 'um pequeno tsunami não destrutivo' após o terremoto da Guatemala.

As autoridades guatemaltecas cifraram em 7,2 a magnitude do sismo, enquanto o Serviço Geológico dos Estados Unidos fixou em 7,4 e o localizou frente às costas da Guatemala, no oceano Pacífico, com epicentro a 45 quilômetros ao sul de Champerico e 191 quilômetros ao oeste sudoeste de Cidade de Guatemala.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisTerremotosTsunami

Mais de Mundo

'Ninguém vai ganhar uma guerra comercial', diz China após Trump prometer tarifaço

Ucrânia afirma que a Rússia efetuou um ataque noturno 'recorde' com 188 drones

Orsi visita seu mentor Mujica após ser eleito presidente do Uruguai

Califórnia promete intervir se Trump eliminar incentivos fiscais a veículos elétricos