Mundo

News Corp. tornou-se neutra em carbono, diz Rupert Murdoch

Em carta enviada aos funcionários nesta quarta (2), Murdoch afirmou que a empresa, dona da FOX e do Wall Street Journal, é a primeira do ramo a neutralizar suas emissões

Segundo Murdoch, as operações no Reino Unido são 100% alimetadas por fonte renovável. (Getty Images)

Segundo Murdoch, as operações no Reino Unido são 100% alimetadas por fonte renovável. (Getty Images)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 3 de março de 2011 às 13h19.

São Paulo - A gigante da mídia global News Corporation (News Corp.), proprietária da Fox e do Wall Street Journal, conseguiu neutralizar suas emissões de carbono, de acordo com o presidente e CEO Rupert Murdoch. Em um memorando enviado aos funcionários nesta quarta (2), Murdoch disse que a empresa tornou-se carbono neutro em dezembro, após atingir uma meta definida há três anos e alcançada graças ao investimento em programas de eficiência energética e projetos de compensação de carbono em todo o mundo.

"Fechamos um compromisso corajoso em 2007 para incorporar os valores da eficiência energética e da sustentabilidade ambiental em todas as nossas empresas - para o benefício da nossa comunidade e dos nossos negócios", afirmou na carta aos empregados. Segundo Murdoch, a News Corp. é a primeira companhia do setor de mídia a neutralizar suas emissões.

Mas chegar a esse resultado nunca foi o único objetivo da empresa, diz ele. "Apesar de enfrentarmos um dos mercados mais difíceis que nossa indústria já viu, conseguimos economizar milhões de dólares com a melhoria da eficiência energética de nossas operações no dia-a-dia".

Com ações sustentáveis no setor de TI, a companhia garante uma economia  de cerca de 20 milhões de dólares por ano. Os projetos de eficiência energética vão desde soluções simples como retrofit de iluminação e desligamento automático dos computadores quando não estão em uso à adoção de sistemas de telepresença e videoconferência para reduzir as viagens de avião.

De acordo com Murdoch, as operações da News Corp. no Reino Unido já têm 100% de sua eletricidade vinda de fontes renováveis. "E Dow Jones está perto de completar um sistema de energia solar de 4.1MW em Nova Jersey capaz de fornecer 50% das necessidades da nossa sede lá", destaca. A íntegra da carta de Murdoch aos funcionários está disponível no site Global Energy Initiative, que divulga as ações ambientais da empresa.

Também nesta quarta, segundo o site, James Murdoch, presidente da News Corporation na Ásia e Europa anunciou novas metas ambientais. Disse que, até 2015, o grupo vai reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa em 15% nos dois continentes, além de investir para que 20% da energia da empresa venha de fontes renováveis.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasMeio ambienteNews Corp.SustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz

Na China, diminuição da população coloca em risco plano ambicioso para trem-bala

Rússia diz ter certeza de que os EUA 'compreenderam' a mensagem após ataque com míssil