Mundo

Nevasca repentina no Nepal mata pelo menos 20 montanhistas

Agentes de resgate disseram que o número de mortos pode aumentar, uma vez que dezenas de outros estrangeiros e locais estavam fora de contato

Soldados nepalenses resgatam uma vítima de uma avalanche na área de Thorang-La, em Annapurna (Exército do Nepal/Divulgação via Reuters)

Soldados nepalenses resgatam uma vítima de uma avalanche na área de Thorang-La, em Annapurna (Exército do Nepal/Divulgação via Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2014 às 17h29.

Karmandu - Pelo menos 20 pessoas, incluindo oito montanhistas estrangeiros e um grupo de pastores de iaques, morreram no Nepal por nevascas fora de época e avalanches desencadeadas pelo rastro do ciclone Hudhud, disseram autoridades nesta quarta-feira.

Agentes de resgate disseram que o número de mortos pode aumentar, uma vez que dezenas de outros estrangeiros e locais estavam fora de contato devido à comunicação ruim e poderiam estar presos na neve.

Dois alpinistas da Eslováquia e três guias nepaleses também estavam desaparecidos.

A morte dos montanhistas aconteceu durante a temporada de pico da prática no Nepal, que abriga oito das 14 mais altas montanhas do mundo, incluindo o Monte Everest.

Nos últimos dois dias, o Nepal foi castigado por pesadas chuvas trazidas pelo ciclone que caiu sobre a vizinha Índia. O clima desencadeou as nevascas em altas altitudes.

Os corpos de um cidadão nepalês, dois poloneses e um montanhista israelense na área de Thorang-La foram encontrados ao longo de uma popular rota de caminhadas perto de Annapurna, a décima mais alta montanha do mundo, disse Baburam Bhandari, governador do distrito de Mustang, onde o incidente aconteceu.

Bhandari informou que o grupo morreu em uma nevasca.

“Nós resgatamos cinco montanhistas alemães, cinco poloneses e quatro israelenses que estavam presos no meio da neve no começo de quarta-feira”, disse Bhandari à Reuters por telefone, sem dar detalhes.

Um turista alemão fraturou a perna, segundo ele. A polícia disse que oito nepaleses morreram em Mustang, um fértil vale que faz fronteira com o Tibete, que fica cerca de 150 quilômetros a noroeste da capital do Nepal, Katmandu, e é popular entre montanhistas estrangeiros.

Em outro incidente, no distrito vizinho de Manang, quatro montanhistas canadenses e um indiano foram mortos por uma avalanche, de acordo com um representante do distrito. (Reportagem de Gopal Sharma)

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaClimaDesastres naturaisNepalNeve

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha