Mundo

Nepal retoma buscas após avalanche

A polícia, porém, não tem muitas esperanças de encontrar sobreviventes


	Membros da comunidade de montanhismo de Chamonix em coletiva: especialistas dizem que os alpinistas sepultados em uma avalanche têm 20 minutos para ser retirados antes de morrer
 (Jean-Pierre Clatot/AFP)

Membros da comunidade de montanhismo de Chamonix em coletiva: especialistas dizem que os alpinistas sepultados em uma avalanche têm 20 minutos para ser retirados antes de morrer (Jean-Pierre Clatot/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2012 às 09h07.

Katmandu - Uma equipe de guias retomou nesta terça-feira as buscas por três alpinistas desaparecidos em uma avalanche em uma das maiores montanhas do mundo, anunciou a polícia do Nepal, que não tem muitas esperanças de encontrar sobreviventes.

Os dois montanhistas franceses e um canadense integravam o grupo que foi sepultado pela neve na manhã de domingo próximo do topo do monte Manaslu, de 8.156 metros de altura.

Cinco sherpas foram enviados nas buscas, segundo o chefe de polícia do distrito, Basanta Bahadur Kunwar.

Especialistas afirmam que os alpinistas sepultados em uma avalanche têm 20 minutos para ser retirados antes de morrer hipotermia ou asfixia. A polícia também teme que tenham sido arrastados para uma greta. Isto significaria que os corpos jamais feriam encontrados.

A avalanche deixou nove mortos, oito deles já identificados: quatro franceses, um guia nepalês, um espanhol, um alemão e um italiano.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaMortesNepal

Mais de Mundo

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano

Musk e Bezos discutem no X por causa de Trump

Otan afirma que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países