Mundo

Nelson Mandela vai passar o Natal no hospital

Mandela responde bem ao tratamento após diagnóstico de infecção pulmonar e cirurgia, afirmaram autoridades


	Nelson Mandela: o ex-presidente sulafricano não passa tanto tempo sob supervisão médica desde sua libertação da prisão, em 1990
 (Shaun Curry/AFP)

Nelson Mandela: o ex-presidente sulafricano não passa tanto tempo sob supervisão médica desde sua libertação da prisão, em 1990 (Shaun Curry/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2013 às 13h04.

Johanesburgo - O gabinete de presidência da África do Sul informou nesta segunda-feira que Nelson Mandela vai passar o dia de Natal no hospital.

O principal líder contra o apartheid foi levado, em dia 8 de dezembro, para um hospital de Pretória, a capital executiva do país, onde foi diagnosticado com infecção pulmonar e passou por uma cirurgia para a remoção de cálculos biliares. Autoridades afirmam que a saúde de Mandela está melhorando e ele está respondendo bem ao tratamento.

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, diz que todo o país apoia Mandela e pede ao povo que mantenha o ex-presidente em seus pensamentos no dia de Natal e durante todas as festividades do final do ano. Zuma descreveu Mandela como um "ardoroso combatente".

Este é o período mais longo no qual Mandela permanece sob cuidados médicos desde que foi libertado da prisão, em 1990, após 27 anos preso por causa de sua luta contra o regime racista sul-africano. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulNatalNelson MandelaPolíticosSaúde

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia