O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela: a saúde de Mandela é tema de preocupação na África do Sul (Clinton Foundation/AFP)
Da Redação
Publicado em 15 de abril de 2013 às 08h50.
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado durante 10 dias entre o fim de março e o início de abril, está bem, afirmou à AFP a esposa Graça Machel, à margem de uma conferência sobre saúde infantil em Johannesburgo.
"Está bem, por isto estou aqui. Se não estivesse bem, não estaria aqui", declarou Machel ao ser questionada sobre o Prêmio Nobel da Paz de 1993.
Nelson Mandela deixou o hospital em 6 de abril e foi autorizado a retornar para sua casa em Johannesburgo, onde continua recebendo atendimento.
O primeiro presidente negro da África do Sul, eleito em 1994, chamado pelos compatriotas de "Madiba", já havia sido hospitalizado em janeiro de 2011 e dezembro de 2012 por infecções pulmonares, provavelmente vinculadas às sequelas de uma tuberculose contraída durante o período que passou na ilha-prisão de Robben-Island.
A saúde de Mandela é tema de preocupação na África do Sul.
Mandela é um ídolo venerado, que conseguiu evitar uma explosão de violência durante a transição entre o regime de segregação racial do apartheid e a democracia, em 1994.