Mundo

Negociações de paz para a Síria terminam por hoje

As negociações de paz entre as delegações que representam o governo e a oposição da Síria junto com o mediador Lakhdar Brahimi foram encerradas por hoje


	Lakhdar Brahimi, mediador no processo de paz para a Síria: duas partes sírias se sentaram nesta manhã pela primeira vez na mesma mesa de negociação
 (Jamal Saidi/Reuters)

Lakhdar Brahimi, mediador no processo de paz para a Síria: duas partes sírias se sentaram nesta manhã pela primeira vez na mesma mesa de negociação (Jamal Saidi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2014 às 09h56.

Genebra - As negociações de paz entre as delegações que representam o governo e a oposição da Síria junto com o mediador Lakhdar Brahimi foram encerradas por hoje, informou a porta-voz da ONU, Corinne Momal-Vanian.

As duas partes sírias se sentaram nesta manhã pela primeira vez na mesma mesa de negociação nesta segunda rodada de conversas de paz, que começou ontem.

Está previsto que o mediador dê uma entrevista para informar sobre o conteúdo da sessão de hoje por volta das 11h15 (hora de Brasília).

Nesta única sessão do dia, a delegação opositora apresentou um documento com suas propostas para a solução política, segundo um de seus porta-vozes, Monzer Akbik.

Ainda não se sabe o conteúdo de dito texto, mas o porta-voz disse que o comunicado será divulgado antes do fim do dia.

Akbik também expressou o desejo da delegação opositora de que nesta segunda rodada de conversas de paz se intensifiquem os contatos entre as partes com mais reuniões e encontros mais longos.

Segundo adiantou, a reunião de hoje foi focada em acertar a agenda e planejamento das sessões que ocorrerão ao longo da segunda fase.

O porta-voz da Coalizão Nacional Síria (CNFROS), que representa a oposição no processo de paz, explicou à imprensa que nesta fase a aliança conta com um grupo de assessores militares, formado principalmente por oficiais do Exército Livre Sírio (ELS) que conhecem a situação no terreno e os problemas de segurança.

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadONUPolíticosSíria

Mais de Mundo

Califórnia promete intervir se Trump eliminar incentivos fiscais a veículos elétricos

Trump diz que taxará produtos do México e Canadá assim que assumir a presidência

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais