Mundo

Negociações com Irã entram em fase séria, diz União Europeia

Negociações do Irã com o Grupo 5+1 sobre seu programa nuclear "entram em uma fase séria", indicou a União Europeia (UE)

Responsável da política externa europeia, Catherine Ashton (e), com o chancelar iraniano, Mohammed Javad Zarif: reuniões durarão até amanhã (Denis Balibouse/Reuters)

Responsável da política externa europeia, Catherine Ashton (e), com o chancelar iraniano, Mohammed Javad Zarif: reuniões durarão até amanhã (Denis Balibouse/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2013 às 08h03.

Genebra - As negociações do Irã com o Grupo 5+1 sobre seu programa nuclear "entram em uma fase séria", indicou nesta quinta-feira a União Europeia (UE) em declaração, pouco antes do início em Genebra de uma nova rodada de conversas.

A responsável da política externa europeia, Catherine Ashton, dirige as negociações do lado dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (China, França, EUA, Reino Unido e Rússia), mais a Alemanha.

A delegação iraniana é liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Mohammed Javad Zarif.

Os mesmos negociadores mantiveram uma rodada de reuniões no mês passado, que foi a primeira realizada com a nova equipe negociadora iraniana formada depois que o novo presidente, Hassan Rohani, assumiu o poder no Irã em agosto.

Como preâmbulo das reuniões, que durarão até amanhã, Ashton e Zarif compartilharam um café da manhã de trabalho para discutir os temas para tratar nas conversas de hoje, indicou o porta-voz da chefe da diplomacia da UE, Michael Mann.

Sobre as expectativas que gera esta segunda rodada de reuniões com os novos negociadores iranianos, a UE enfatizou que "se trata de conversas complexas".

Mann também lembrou que os participantes acordaram que seu conteúdo será confidencial.

Na anterior reunião, a equipe de Zarif apresentou a seus interlocutores um plano que considerava que poderia resolver as preocupações do Ocidente sobre as intenções de seu programa nuclear.

O Irã desenvolveu a tecnologia necessária para o enriquecimento de urânio, substância que pode ser utilizada para a fabricação de armamento nuclear, embora há anos assegura que seu objetivo seja a produção energética.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaConselho de Segurança da ONUEuropaIrã - PaísUnião Europeia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado