Mundo

NBC cancela vínculo com Trump após comentários xenófobos

A emissora anunciou que rompeu todo e qualquer vínculo com Donald Trump e deixará de transmitir programas como os concursos Miss EUA e Miss Universo


	Donald Trump: emissora também irá cancelar sua participação no reality show "The Apprentice" (O Aprendiz)
 (Vince Bucci/Getty Images)

Donald Trump: emissora também irá cancelar sua participação no reality show "The Apprentice" (O Aprendiz) (Vince Bucci/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2015 às 17h08.

Nova York - A emissora "NBC" anunciou nesta segunda-feira que rompeu todo e qualquer vínculo com Donald Trump e deixará de transmitir os concursos Miss EUA e Miss Universo, além de cancelar sua participação no reality show "The Apprentice" (O Aprendiz), devido aos comentários xenófobos feitos pelo magnata no lançamento de sua pré-candidatura à presidência pelo Partido Republicano.

"Devido às afirmações depreciativas sobre os imigrantes realizadas por Donald Trump recentemente, a "NBCUniversal" encerra sua relação comercial com o senhor Trump", dizia o comunicado da emissora.

"Na "NBC" o respeito e a dignidade de todas as pessoas são pilares básicos de nossos valores", acrescentou.

A emissora recebeu mais de 200 mil assinaturas pedindo o cancelamento da exibição dos concursos de beleza e hoje, finalmente, anunciou a ruptura das relações comerciais com o multimilionário, que também inclui o reality show "The Apprentice", pelo qual foi indicado ao Emmy.

Donald Trump afirmou que "quando o México envia suas pessoas, não manda os melhores, mas cidadãos com muitos problemas. Estão enviando drogas, crimes. São violadores" durante o discurso em que apresentou sua candidatura às primárias republicanas para a corrida à Casa Branca.

Além disso, propôs construir "um grande muro" na fronteira sul dos Estados Unidos, para evitar o fluxo migratório, e sugeriu que "México pagasse" por ele.

Desde então, a chuva de críticas a Trump não parou.

A emissora latina "Univision" foi a primeira a romper relações comerciais com a Trump Organization, na sexta-feira, também em relação à transmissão no dia 12 de julho do Miss EUA 2015, por considerar as declarações "ofensivas".

Trump reagiu e disse que processaria a "Univisión" por quebra de contrato.

Além disso, celebridades como o produtor musical Emilio Estefan, o cantor colombiano J. Balvin, o ator chileno Cristián de la Fuente e a atriz porto-riquenha Roselyn Sánchez criticaram os comentários de Trump e cancelaram suas participações no evento. 

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'