Mundo

Navio de resgate chega à Itália com imigrantes após semana fatal

Embarcação carregava mais de 200 imigrantes e oito corpos. Centenas se afogaram ao tentar chegar à Europa partindo da Líbia

Barco com refugiados: maioria era da África Ocidental (Yara Nardi/Italian Red Cross/Handout/Reuters)

Barco com refugiados: maioria era da África Ocidental (Yara Nardi/Italian Red Cross/Handout/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 20 de novembro de 2016 às 11h59.

Última atualização em 20 de novembro de 2016 às 12h01.

Messina - Um navio de resgate carregando mais de 200 imigrantes e oito corpos atracou neste domingo na Sicília após uma semana fatal no Mediterrâneo, na qual centenas se afogaram ao tentar chegar à Europa partindo da Líbia.

A maioria dos 219 homens, mulheres e crianças no navio de resgate Bourbon Argos eram da África Ocidental, de acordo com a organização Médicos sem Fronteiras, que opera o navio.

Entre os passageiros estavam 27 homens resgatados pela Marinha britânica na quarta-feira e transferidos para o Bourbon Argos após o bote em que viajavam naufragar. Seis corpos foram retirados da água na quarta-feira e outras 97 pessoas que estavam no bote estão desaparecidas.

No total, cerca de 365 imigrantes se afogaram na semana passada no Mediterrâneo, disse a Organização Internacional para Imigrações na sexta-feira.

Sobreviventes do bote indicaram que um traficante os rebocou para o mar por duas horas e, depois, apontando uma arma, obrigou-os a entregar os coletes salva-vidas pelos quais pagaram, além do motor do bote, deixando-os à deriva.

"Naquele momento pensei que íamos morrer, eu sabia que não estávamos perto da Itália e sem um motor não poderíamos chegar longe. O traficante nos disse que seríamos resgatados, mas senti que íamos morrer", disse Abdoullae Diallo, 18, do Senegal, em uma entrevista realizada a bordo do navio de resgate.

(Por Antonio Parrinello)

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEuropaImigraçãoLíbiaMortesRefugiados

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'