Mundo

Naufrágio no Mediterrâneo deixa 114 desaparecidos, dizem sobreviventes

Entre as pessoas desaparecidas, há uma grávida e duas crianças, majoritariamente da Nigéria, Camarões, Gâmbia, Costa do Marfim e Sudão

Sobrevivente de naufrágio é resgatado na Itália (Italian Coast Guard/Handout via Reuters/Reuters)

Sobrevivente de naufrágio é resgatado na Itália (Italian Coast Guard/Handout via Reuters/Reuters)

E

EFE

Publicado em 19 de janeiro de 2019 às 15h26.

Última atualização em 19 de janeiro de 2019 às 15h27.

Roma - Pelo menos 114 pessoas estão desaparecidas e outras três foram encontradas mortas após o naufrágio de uma embarcação com imigrantes a 50 milhas do litoral da Líbia, segundo os depoimentos dos três sobreviventes resgatados pela Marinha da Itália à Organização Internacional de Migração (OIM).

Inicialmente foi informado que havia 20 desaparecidos. O porta-voz da OIM na Itália, Flavio di Giacomo, explicou à Agência EFE que os três sobreviventes são dois sudaneses e um gambiano que foram transferidos à ilha de Lampedusa após o resgate. Eles contaram que havia 120 pessoas no bote que partiu da cidade líbia de Garabulli.

Di Giacomo afirmou que os sobreviventes relataram que após 11 horas de navegação o bote no qual viajavam começou a esvaziar e, pouco a pouco, as pessoas foram caindo ao mar.

Entre as pessoas desaparecidas, segundo os relatos, há dez mulheres - uma delas grávida - e duas crianças, e procediam majoritariamente de Nigéria, Camarões, Gâmbia, Costa do Marfim e Sudão.

Os três resgatados se recuperam no hospital de Lampedusa da hipotermia sofrida após terem caído ao mar. Embora não corram risco de morte, "continuam em estado de choque após o ocorrido", segundo Di Giacomo.

A Marinha italiana informou nesta madrugada que avistou nesta sexta-feira uma embarcação em péssimas condições com cerca de 25 pessoas a bordo, motivo pelo qual enviou duas balsas salva-vidas infláveis.

Um helicóptero foi utilizado para resgatar três migrantes. Dois deles conseguiram alcançar uma das balsas, enquanto o terceiro foi salvo no mar. Também foram encontrados três corpos sem vida.

A ONG alemã Sea Watch já tinha informado nesta sexta-feira que havia avistado esta embarcação, que no momento tinha cerca de 25 pessoas a bordo.

Acompanhe tudo sobre:BarcosImigraçãoNaufrágios

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino