Mundo

Naufrágio na Indonésia mata 15 pessoas

Pelo menos 15 pessoas morreram em naufrágio no sul da Indonésia em um navio que levava um grupo que pretendia buscar asilo na Austrália


	Os solicitantes de asilo iniciam a viagem na Indonésia em navio: 25 pessoas foram resgatadas
 (Aman Rochman/AFP)

Os solicitantes de asilo iniciam a viagem na Indonésia em navio: 25 pessoas foram resgatadas (Aman Rochman/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2013 às 19h32.

Sidney - Pelo menos 15 pessoas morreram e outras 25 foram resgatadas de um naufrágio nesta sexta-feira no sul da Indonésia de um navio que levava um grupo que pretendia buscar asilo na Austrália, informou a emissora australiana "ABC".

O grupo de sobreviventes foi transferido a um colégio islâmico da ilha de Java, mas falta determinar ainda o número exato de pessoas que viajava na embarcação.

Os passageiros vinham de Jordânia, Líbano e Iêmen, segundo o jornal indonésio "Jakarta Globe", e se dirigiam à ilha Christmas, território australiano que, por sua proximidade à Indonésia, é utilizado habitualmente pelas redes de contrabandistas para introduzir pessoas na Austrália.

Por outro lado, a embarcação australiana AVC Triton aguarda que as autoridades indonésias lhe autorizem a entrar em águas territoriais para devolver 31 pessoas que resgataram ontem à noite após um outro naufrágio perto de Christmas.

A Austrália começou no início deste século, quando o fluxo de imigrantes ilegais disparou, a aplicar um plano para situar em terceiros países da região, como Nauru e Papua Nova Guiné, os estrangeiros que interceptavam a caminho de seu território para pedir asilo.

O Departamento de Imigração tinha registradas em agosto como entradas ilícitas desde começos de ano 218 embarcações com 15.182 passageiros a bordo, a maioria imigrantes de Afeganistão, Bangladesh, Iraque, Irã e Sri Lanka que queriam solicitar asilo.

O primeiro-ministro da Austrália, o conservador Tony Abbott, deve viajar na próxima segunda-feira à Indonésia para, entre outro temas, tratar a cooperação entre os países neste assunto.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-no-marÁsiaAustráliaIndonésiaNaufrágiosPaíses ricos

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia