Mundo

Naufrágio mata 9 refugiados entre Turquia e Lesbos

Pelo menos nove pessoas morreram e 14 estão desaparecidas depois que uma embarcação com refugiados naufragou entre a Turquia e a ilha grega de Lesbos


	Bote com refugiados chegando numa ilha grega: equipes conseguiram salvar 21 pessoas, além de recuperar nove corpos
 (REUTERS)

Bote com refugiados chegando numa ilha grega: equipes conseguiram salvar 21 pessoas, além de recuperar nove corpos (REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de dezembro de 2015 às 07h33.

Istambul - Pelo menos nove pessoas morreram nesta quinta-feira, entre elas seis crianças, e 14 estão desaparecidas depois que uma embarcação com refugiados naufragou no mar que separa a Turquia da ilha grega de Lesbos, segundo a imprensa turca.

Dois veículos das patrulhas litorâneas saíram para o resgate ao receberem notícias sobre uma embarcação de madeira que afundava no litoral de Bademli, cidade a 70 quilômetros ao norte de Esmirna, de acordo com o jornal "Hürriyet".

As equipes conseguiram salvar 21 pessoas, além de recuperar nove corpos, e prossegue a busca de outras 14 pessoas que estavam na barca, segundo relatos dos sobreviventes.

Participam da busca duas barcas e dois helicópteros turcos. Além disso, uma equipe de mergulhadores foi ao local para comprovar se há pessoas presas no interior da embarcação.

Não foi informada a nacionalidade dos refugiados, embora a maioria dos que tentam chegar às ilhas gregas procedentes do litoral turco seja de Síria, Iraque e Afeganistão.

A Turquia abriga cerca de 2,2 milhões de sírios, 45 mil afegãos, 100 mil iraquianos e 14 mil iranianos em busca de asilo. Desde janeiro, quase 800 mil pessoas chegaram à Grécia por mar de forma não documentada, mas calcula-se que mais de 500 morreram na tentativa. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaNaufrágiosSíriaTurquia

Mais de Mundo

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana