Mundo

Naufrágio envolvendo vários barcos deixa 10 mortos no sudoeste da China

Incidente ocorreu por volta das 16h40 de domingo (hora local, 5h40 de Brasília), quando rajadas inesperadas de vento fizeram com que quatro barcos virassem no rio, jogando 84 pessoas na água

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 5 de maio de 2025 às 10h24.

Tudo sobreChina
Saiba mais

Pelo menos dez pessoas morreram depois que vários barcos naufragaram em um rio perto da cidade de Qianxi, na província de Guizhou, no sudoeste da China, informou nesta segunda-feira a agência de notícias oficial “Xinhua”.

O incidente ocorreu por volta das 16h40 de domingo (hora local, 5h40 de Brasília), quando rajadas inesperadas de vento fizeram com que quatro barcos virassem no rio, jogando 84 pessoas na água.

A Administração Meteorológica da China já havia alertado sobre a chegada de fortes chuvas torrenciais no sul e no sudoeste do país, incluindo a província de Guizhou e a região autônoma de Guangxi.

De acordo com os últimos dados do centro de resgate local, dez pessoas morreram, 70 ficaram feridas e outras quatro escaparam ilesas do naufrágio.

As autoridades provinciais mobilizaram cerca de 500 agentes de emergência, incluindo policiais, bombeiros e pessoal médico, para coordenar a busca por uma pessoa desaparecida cujo corpo foi encontrado já nesta segunda-feira, segundo relatou a emissora estatal “CCTV”.

O presidente chinês, Xi Jinping, disse no domingo que "todos os esforços" devem ser feitos para ajudar os feridos e pediu "tratamento adequado" das questões relacionadas às vítimas e apoio às suas famílias, destacou a “Xinhua”.

O presidente chinês enfatizou que tais acidentes, resultando em mortes e ferimentos, ocorreram em diversas regiões do país nos últimos anos, e pediu às autoridades locais e aos departamentos relevantes que "aprendam com essas lições, superem resolutamente qualquer complacência e fortaleçam a responsabilização".

Acompanhe tudo sobre:Chinaacidentes-de-barcoNaufrágios

Mais de Mundo

Espanha apoia UE em negociação para barrar tarifa de 30% dos EUA sobre produtos europeus

Indústria alemã pede que Estados Unidos e União Europeia 'encontrem soluções' sobre tarifas

México considera 'tratamento injusto' o anúncio de Trump de tarifas de 30%

UE critica ameaça tarifária de Trump e diz que está 'pronta' para continuar trabalhando em um acordo