Mundo

Naufrágio de barco turístico no Canadá mata 5 britânicos

Em comunicado, o ministro indicou que os funcionários consulares britânicos no Canadá estão proporcionando ajuda aos familiares das vítimas


	Resgate procura por vítimas de naufrágio no Canadá: "Meus pensamentos estão com os familiares e os amigos de todos aqueles afetados por este acidente terrível", disse Hammond
 (Reuters / Adam Chilton)

Resgate procura por vítimas de naufrágio no Canadá: "Meus pensamentos estão com os familiares e os amigos de todos aqueles afetados por este acidente terrível", disse Hammond (Reuters / Adam Chilton)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2015 às 11h51.

Londres - Cinco cidadãos britânicos morreram no naufrágio neste domingo de um navio turístico de observação de baleias que tinha 27 pessoas a bordo em Tofino, no oeste do Canadá, confirmou nesta segunda-feira o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Philip Hammond.

Em comunicado, o ministro indicou que os funcionários consulares britânicos no Canadá estão proporcionando ajuda aos familiares das vítimas.

"Meus pensamentos estão com os familiares e os amigos de todos aqueles afetados por este acidente terrível", disse Hammond.

A embarcação de observação de baleias realizou uma ligação de emergência pouco antes das quatro da tarde de domingo (22h em Brasília) quando estava em frente à costa da província de Colúmbia Britânica.

A embarcação, operada pela empresa Jamie's Whaling Station and Adventure Centres, de 20 metros de comprimento, transportava 24 turistas e três tripulantes.

O Conselho de Segurança no Transporte do Canadá (TSBC), emitiu um comunicado na última hora de domingo informando que enviou "uma equipe de investigadores a Tofino para esclarecer o naufrágio da embarcação turística Leviatã II".

A empresa proprietária da embarcação disse em comunicado que está "fazendo todo o possível para assistir nossos passageiros e pessoal neste momento difícil".

"Estamos cooperando com os investigadores para determinar exatamente que aconteceu", acrescentou o comunicado.

Embora as razões do naufrágio do Leviatã II ainda sejam desconhecidas, as condições meteorológicas no momento do acidente não fazem supor que o mau tempo tenha sido a causa da tragédia.

Testemunhas entrevistadas pela imprensa canadense assinalaram que embora chovesse ligeiramente e as águas na região sejam bravas, as condições meteorológicas eram boas em geral.

As equipes de resgate iniciaram uma operação de busca e resgate. Uma pessoa ainda está desaparecida. 21 pessoas foram resgatadas ontem, até a operação ser suspensa após o anoitecer.

Acompanhe tudo sobre:CanadáEuropaMortesNaufrágiosPaíses ricosReino UnidoTurismo

Mais de Mundo

Zelensky critica tentativas de China e Brasil de impor novo plano de paz

Consumidores dos EUA começam a procurar porções menores nos restaurantes, diz relatório do setor

Exército de Israel diz que tropas devem ficar prontas para uma possível entrada no Líbano

"Aumento do nível do mar modificará economia, política e segurança", alerta chefe da ONU