Mundo

Natalie Portman usa fama em prol de causas ambientais

A atriz vencedora do Oscar apoia o PETA, é vegan e já viajou para Ruanda defendendo os direitos dos animais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 14h51.

São Paulo - Apoiadora da PETA e vegan por escolha, a atriz vencedora do Oscar Natalie Portman é famosa não só por seu talento, mas também por suas campanhas ambientais e pelo fato de que estas campanhas não são apenas da boca para fora.

Nascida em Jerusalém, Israel, Natalie Hershlag Portman é vegetariana desde a infância. Mas aos 29 anos se tornou totalmente vegan depois de ler “Jonathan Safran Foer's Eating Animals” (Comendo Animais, por Jonathan Safran Foer).

O livro fala sobre o que há de errado com a maneira moderna em que a maioria dos animais que comemos são produzidos, a manipulação genética para produzir o máximo de alimento, independentemente do sofrimento que ela causa.

"O custo humano da agricultura industrial - tanto o bem-estar dos trabalhadores comprometidos no matadouro e, mais ainda, os efeitos ambientais da produção em massa de animais - é estarrecedor", disse ela.

Natalie tem sido uma defensora das causas ambientais desde a infância, quando ela, com 12 anos de idade, cantou uma canção ambiental em um grupo de dança conhecido como World Patrol Kids - cantando letras como "Recicle-o, renove-o, se podemos reutilizá-lo, por que deveríamos perdê-lo? Mostre que você se importa”.

Em 2007, a atriz viajou a Ruanda com o ativista de direitos animais Jack Hanna para filmar e coapresentar o documentário “Salvando uma Espécie: Gorillas on the Brink”.

Além de pesquisar sobre esta espécie de macaco cada vez mais rara, Natalie e Hanna também discutiram e exploraram maneiras pelas quais os dedicados conservacionistas e naturalistas estão trabalhando para salvar os primatas da extinção completa.

Em 2008, ela desenhou uma linha de sapatos vegan para Té Casan, livre de quaisquer produtos de origem animal, e doou 100% de suas vendas a várias organizações sem fins lucrativos, dedicadas à preservação ambiental e direitos animais.


Neste mesmo ano Natalie Portman foi reconhecida como a celebridade mais eco-friendly com base na sua dedicação às questões sociais e ambientais.

Ela também se juntou a Hillary Clinton e Eric Garcetti (Presidente do Conselho Municipal de Los Angeles) para reunir uma multidão de celebridades a apoiarem Barack Obama como o melhor candidato presidencial para o meio ambiente. Chamado "Angelenos Go Green para Obama", o evento foi a primeira grande arrecadação política neutra em carbono e a não gerar resíduos.

A atriz hollywoodiana tem sido conhecida por abraçar oportunidades e emprestar seu nome e voz às iniciativas ambientais. No início de 2011, Natalie e seis cientistas - com experiência em uma variedade de disciplinas relacionadas à ciência do clima e à saúde ambiental - divulgaram uma carta ao Administrador da Agência de Proteção Ambiental (EPA) para apoiar os padrões rigorosos e limitar a poluição de mercúrio. Usinas de carvão são a maior fonte de mercúrio nos EUA, de acordo com a UCS- Union of Concerned Scientists.

Ela também apareceu na campanha "This Bulb", da National Geographic. No vídeo da campanha, Natalie junto com Kyra Sedgwick e Chloe Sevigny ajudam a explicar como simplesmente o ato de trocar uma lâmpada pode ajudar a reverter os efeitos dos gases de efeito estufa.

E acredite ou não, o anel de noivado da atriz também é eco-friendly. Foi feito com uma pedra de diamante antiga “livre de conflito”, ou seja, certificada. Mesmo a definição de platina foi feita de materiais reciclados. 

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesNatalie PortmanONGs

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia