Mundo

'Não somos mais vira-latas', diz Franklin Martins

Ministro destacou obras e políticas implementadas por Lula durante a cerimônia de balanço dos oito anos de governo

Franklin Martins se emocionou durante o discurso (Rooswelt Pinheiro /AGÊNCIA BRASIL)

Franklin Martins se emocionou durante o discurso (Rooswelt Pinheiro /AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2010 às 18h42.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins disse que é muito difícil colocar no papel o sentimento que existe hoje de que o País está "no caminho certo". "Não somos mais vira-latas", afirmou ele, durante cerimônia de balanço dos oito anos do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o ministro, esse é o maior legado do governo Lula. "O Brasil aprendeu que pode andar com as próprias pernas", disse. Para ele quem ler o balanço ficará impressionado com a quantidade de obras e políticas públicas feitas ao longo do governo.

Martins afirmou que o governo quer dar um recado claro ao fazer registro em cartório em seis livros do balanço dos dois mandatos do presidente Lula: a sociedade brasileira vai poder fiscalizar e comprovar que tudo que foi feito estava à altura das promessas e compromissos assumidos. "A sociedade vai encontrar o retrato de um governo que fez muito, fez mais e certamente poderia ter feito mais, mas honrou o voto", disse, em cerimônia no Palácio do Planalto.

Os seis livros tratam de desenvolvimento sustentável com redução de desigualdade: cidadania e inclusão social; infraestrutura; inserção no cenário mundial e soberania; democracia e diálogo; e gestão do Estado e combate à corrupção. Além dos seus livros, o Planalto montou dois sites com o balanço do governo.

Num discurso emocionado, o ministro destacou que é primeira vez que um governo presta contas à sociedade dessa forma e com transparência. "Estamos sendo transparentes, como este governo foi transparente ao longo desses anos", disse Martins, ressaltando que "nada mais normal" que o governo Lula tenha sido o primeiro a fazer esse balanço com registro em cartório.

Trajetória

Disse ainda que o presidente Lula construiu a sua trajetória política dizendo "não, sem bravatas" e assim construiu a sua liderança no País. Mas depois soube dizer "por que não?" e, mais tarde, "sim, nós podemos fazer". "O presidente Lula teve o desafio de ir além do dizer não."

Franklin Martins disse ainda que a presidente eleita, Dilma Rousseff, também sabe dizer "não". "A presidente Dilma terá a enorme responsabilidade de fazer um governo melhor do que o do presidente Lula. Estou muito confiante que ela será uma tremenda presidente da República", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilGovernoPolítica

Mais de Mundo

Número dois de grupo suspeito de matar senador colombiano Miguel Uribe é assassinado por rivais

Trump anuncia novo chefe de estatísticas após demitir gestora por números insatisfatórios de emprego

Irã adverte que 'corredor de Trump' não deve ser usado pelos EUA para dominar a região

Trump quer que Rússia devolva parte do território ocupado à Ucrânia