O Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, afirmou nesta segunda-feira, 21, que não será uma surpresa se o próximo conclave, a ser convocado para escolher o substituto do Papa Francisco, aponte um representante da África ou da Ásia.
"Ninguém deveria se surpreender se fosse escolhido um cardeal africano ou um cardeal asiático para ser o próximo papa. Está entre as possibilidades e se isso acontecer não quer dizer que a Igreja voltou-se só para a África ou para a Ásia, ou que virou as costas para a América. Qualquer um que for escolhido receberá o cuidado da Igreja como um todo", afirmou Dom Odilo, durante entrevista na Catedral da Sé, antes de celebrar uma missa em homenagem ao Papa Francisco, morto nesta segunda-feira.
Papa interino? Quem é Kevin Farrell, camerlengo que assume temporariamente o comando da Igreja após a morte de Francisco
O arcebispo de São Paulo destacou ainda que o colégio de cardeais passou por transformações nas últimas décadas, tornando-se mais internacional. Segundo ele, representantes de países de continentes como América e Ásia ganharam mais espaço dentro de um grupo que, até os anos 60, tinha um predomínio europeu.
Para Dom Odilo, no entanto, a escolha de um novo pontífice é uma “celebração”, e não uma disputa política. Ao comentar sobre o perfil desejável para o substituto de Francisco, o arcebispo de São Paulo afirmou que nenhum sacerdote é igual a outro, e que o importante é a comunhão com o evangelho.
"Ninguém espere que (o próximo Papa) seja um ’Francisco II’. Pode até ter esse nome, mas não será a imagem e a semelhança de Francisco. Será um novo Papa, que naturalmente vai cuidar da Igreja, vai seguir a linha do anúncio dos ensinamentos da Igreja, das posições da Igreja. Ninguém espere um Papa a favor da guerra, que não cuide dos pobres. O próximo Papa vai governar a Igreja com seu jeito, seu caráter e sua personalidade", declarou.
Veja frases do Papa Francisco
Questionado se seria melhor um novo Papa mais progressista, como Francisco era classificado, ou mais conservador, o arcebispo classificou essa como uma preocupação externa, e não da Igreja.
"A preocupação na escolha do papa, com toda a certeza, não é se ele é progressista ou conservador, essa é uma preocupação externa. A Igreja tem base no evangelho, que é tanto progressista quanto conservador. A opção pelos pobres, a atenção à justiça social, os cuidados aos imigrantes, a preocupação com a paz no mundo, essas são questões progressistas ou conservadoras? São posturas do evangelho. Se alguém quiser enquadrar isso como progressista ou conservador, isso é pela conta de quem o faz", pontuou.
O conclave para a escolha do novo papa ainda não tem data definida. Os detalhes da reunião devem ser divulgados em breve.
-
1/11
Cardeal da Igreja Católica, Pietro Parolin, dia 23/fev/2014
(Cardeal Pietro Parolin - Itália: é o atual secretário de Estado do Vaticano, ocupando o segundo posto mais importante na hierarquia da Santa Sé desde 2013. Foi o primeiro cardeal nomeado pelo Papa Francisco, em 2013.)
-
2/11
O cardeal Matteo Maria Zuppi observa enquanto participa da segunda sessão da segunda Assembleia Sinodal das Igrejas na Itália, no salão Paulo VI, no Vaticano, em 1º de abril de 2025
(Cardeal Matteo Zuppi - Itália: arcebispo de Bolonha desde 2015 e também foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2019.)
-
3/11
Cardeal Pierbattista Pizzaballa - Itália: Patriarca Latino de Jerusalém e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Como líder da Igreja Católica no Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol do diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos
(Cardeal Pierbattista Pizzaballa - Itália: Patriarca Latino de Jerusalém e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Como líder da Igreja Católica no Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol do diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos)
-
4/11
O cardeal Jean-Marc Aveline acaba de receber o caixão do ex-prefeito de Marselha, Jean-Claude Gaudin, e está a caminho da catedral para celebrar o funeral em Marselha, França, em 23 de maio de 2024.
(O cardeal Jean-Marc Aveline acaba de receber o caixão do ex-prefeito de Marselha, Jean-Claude Gaudin, e está a caminho da catedral para celebrar o funeral em Marselha, França, em 23 de maio de 2024.)
-
5/11
(Cardeal Péter Erdo - Hungria: arcebispo de Esztergom-Budapeste, foi durante muito tempo o cardeal mais jovem da Europa. Tem postura conservadora e formação acadêmica sólida.)
-
6/11
(Cardeal José Tolentino de Mendonça - Portugal: atual prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, cargo que ocupa desde 2022. Poeta, teólogo e intelectual renomado, ele também foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, em 2019)
-
7/11
(Cardeal Mario Grech - Malta: Ordenado sacerdote em 1984 e nomeado bispo de Gozo em 2005, também por Francisco, Grech é conhecido por sua abordagem pastoral e pelo foco em questões relacionadas ao diálogo inter-religioso e justiça social.)
-
8/11
(Cardeal Luis Antonio Tagle - Filipinas: atual cardeal-arcebispo de Manila. Foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012. Tagle é conhecido por seu compromisso com a justiça social, o combate à pobreza e a defesa dos direitos humanos, além de ser defensor do diálogo inter-religioso.)
-
9/11
(Cardeal Robert Francis Prevost - EUA: bispo emérito de Chiclayo, no Peru. Em 2023, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos)
-
10/11
(Cardeal Fridolin Ambongo Besungu - República Democrática do Congo: arcebispo de Kinshasa desde 2018. Em 2019, o Papa Francisco o elevou ao cardinalato)
-
11/11
Brasilia - Bispo auxiliar de Braslia (DF) e secretrio geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner fala sobre arenncia do papa Bento XVI ao posto de lder da Igreja Catlica.
(Cardeal Leonardo Ulrich Steiner - Brasil: Anunciado pelo Papa como cardeal da Igreja Católica em maio de 2022, Steiner tornou-se o primeiro cardeal da Amazônia brasileira)