Mundo

Não haverá intermediação no impasse da Espanha, diz UE

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse que "não é espaço para qualquer tipo de mediação, ou iniciativas internacionais ou ação"

Catalunha: Madri considera os movimentos da Catalunha para a independência ilegais e rejeita intervenção externa (Susana Vera/Reuters)

Catalunha: Madri considera os movimentos da Catalunha para a independência ilegais e rejeita intervenção externa (Susana Vera/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de outubro de 2017 às 06h32.

Bruxelas - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, está descartando qualquer papel da União Europeia (UE) na disputa entre o governo central e a Catalunha, ao passo em que Madri pondera se retira alguns poderes do governo regional.

"Não é espaço para qualquer tipo de mediação, ou iniciativas internacionais ou ação".

Tusk disse que "não há segredo de a situação na Espanha é preocupante", mas ele acrescentou que a crise da Catalunha não estava na agenda do encontro em Bruxelas. A Espanha insiste que isso não será discutido.

O governo Catalão procurou a mediação da UE para ajudar a aliviar as tensões, mas Madri considera os movimentos da Catalunha para a independência ilegais e rejeita intervenção externa.

O chefe do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, alertou que se a Catalunha declarar sua independência da Espanha, "ninguém na União Europeia" reconheceria a região como um Estado soberano. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:CatalunhaEspanhaUnião Europeia

Mais de Mundo

Mulher é condenada a 8 anos de prisão nos EUA ao ajudar norte-coreanos a burlarem empresas

Por que as exportações da China se mantêm fortes mesmo com tarifas de Trump?

Em visita ao Fed, Trump confronta Powell por gastos em reforma do prédio

Argentina chega a acordo com o FMI para liberar US$ 2 bilhões