Mundo

Não haverá acordo nuclear sem retirada das sanções, diz Irã

Prazo estipulado para um pacto nuclear com as seis grandes potências do Grupo 5+1 expirou nesta madrugada

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2015 às 10h01.

Lausanne - O Irã disse nesta quarta-feira que continuam existindo pontos não resolvidos nas negociações sobre seu programa nuclear e advertiu que sem uma retiradas das sanções contra o país não haverá acordo com a comunidade internacional.

"Há duas ou três questões fundamentais e importantes, e sem chegar a uma solução realista e moderada sobre elas não haverá nenhum acordo", disse em Lausanne (Suíça) o alto negociador nuclear iraniano Abbas Arqchi em entrevista ao "canal 6".

O prazo estipulado para um pacto nuclear com as seis grandes potências do Grupo 5+1 expirou nesta madrugada.

O vice-ministro de Relações Exteriores iraniano afirmou que os assuntos determinantes são a eliminação das sanções contra o país e a pesquisa que o Irã poderá desenvolver com um possível acordo com as potências.

"Insistimos que todas as sanções econômicas, financeiras e petrolíferas sejam canceladas na primeira passagem de um acordo, e que fique pronto um plano para suprimir o restante dos embargos relacionados aos outros setores", acrescentou o diplomata.

"Esperamos chegar hoje a uma conclusão. As reuniões estão em andamento e imaginamos que, se no final chegarmos a uma conclusão e a uma solução em todos os temas, todas as partes divulgaremos um relatório conjunto à imprensa, no qual anunciaremos os avanços conseguidos e as soluções alcançadas", disse Araqchi.

O negociador afirmou que há uma "possibilidade" real de se chegar a "uma conclusão" e "soluções" na noite de hoje, e que em qualquer caso o "Irã estará nas negociações até o último momento".

"Estamos no tempo extra das negociações, tínhamos determinado que terminassem ontem, mas nunca permitiremos que o tempo nos faça seu escravo. Existiam algumas diferenças e distância e decidimos seguir as negociações. Temos que chegar a uma solução nos temas que estão na agenda para ter um acordo", acrescentou.

Após vencer na meia-noite de ontem o prazo estipulado para se conseguir um pacto nuclear com o Irã, as partes retomaram hoje os contatos.

Os ministros de Relações Exteriores da Alemanha, Reino Unido e Irã, além da chefe da diplomacia europeia e dos Estados Unidos, estão em Lausanne, enquanto os ministros da Rússia, França e China retornaram para seus respectivos países.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísNegociaçõesPaíses ricosTestes nucleares

Mais de Mundo

Trump diz que Venezuela 'aceitou' receber migrantes deportados, incluindo criminosos

Papa Francisco se desequilibra após quebrar parte da bengala

Israel pede informações de crianças reféns após libertação de pai neste sábado

Novas tarifas sobre Canadá, China e México poderão gerar alta de 1,2% nos preços nos EUA