Mundo

Não barateamos energia com "chapéu alheio", afirma Dilma

“Essa proposta não foi feita com o chapéu alheio. Essa proposta é de todo o povo brasileiro", diz a presidente Dilma Rousseff


	Presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto: o objetivo do governo era uma redução média no valor das tarifas de energia à população de 20,2%
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto: o objetivo do governo era uma redução média no valor das tarifas de energia à população de 20,2% (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2012 às 13h39.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff disse hoje (6) que a decisão do governo de reduzir as tarifas de energia elétrica não foi feita “com o chapéu alheio”. Durante anúncio do pacote de incentivos para o setor portuário brasileiro, a presidente voltou a criticar as companhias que não aceitaram a proposta do governo e disse que elas terão de assumir a responsabilidade pela decisão.

“Essa proposta não foi feita com o chapéu alheio. Essa proposta é de todo o povo brasileiro. Não tiramos de ninguém, isso é um equívoco. Estamos devolvendo”, disse a presidente. Dilma disse que é impossível um país crescer e se desenvolver sem energia, e que o país tem um grande patrimônio, o de ter a maior parte de sua energia vinda de hidrelétricas.

“Nós somos um país que temos de ter a energia mais barata do mundo, mas não temos. O governo fez um passo, mas não é o maior passo”, disse Dilma. Ela disse que o custo da não adesão de algumas companhias de energia à proposta de redução das tarifas de energia será bancado pelo Tesouro Nacional e que as concessões não serão renovadas. “Tem a hora de prorrogar e a hora de não prorrogar. Agora é a hora de devolver”.

O objetivo do governo era uma redução média no valor das tarifas de energia à população de 20,2%. No entanto, a diminuição deve ficar aquém, alcançando até 16,7%.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEnergiaEnergia elétricaGoverno DilmaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresServiços

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado