A namorada de Boris Nemtsov, Anna Duritskaya: "Estou em uma condição psicológica muito difícil e não posso falar sobre isso" (REUTERS/TV Rain)
Da Redação
Publicado em 2 de março de 2015 às 13h15.
Moscou - A namorada de Boris Nemtsov quebrou o silêncio público sobre o assassinato do ativista de oposição russo, dizendo que não viu o assassino que atirou nele enquanto passavam por uma ponte perto do Kremlin.
Falando sem demonstrar muitas emoções, a modelo ucraniana Anna Duritskaya disse que lembra pouco do que aconteceu nos momentos após Nemtsov ser baleado na noite de sexta-feira.
A modelo disse ao canal online de notícias Dozhd que não notou nada suspeito enquanto o casal jantava em um restaurante com vista para a Praça Vermelha. Não ocorreu que pudessem estar sendo seguidos enquanto atravessavam o rio com destino ao apartamento de Nemtsov, segundo ela.
"Eu não quero responder questões sobre o que aconteceu na ponte. Não quero falar sobre isso", disse Anna.
"Estou em uma condição psicológica muito difícil e não posso falar sobre isso. Me sinto mal... não vi ninguém. Eu não sei de onde ele veio, ele estava atrás de mim", disse sobre o assassino ou assassinos.
Nemtsov, de 55 anos, levou vários tiros e morreu na hora, se tornando a figura de oposição mais importante a ser morta durante os 15 anos de governo do presidente Vladimir Putin.
Dezenas de milhares de russos marcharam por Moscou no domingo para honrar o ex-vice-premiê e militante anticorrupção.
Duritskaya, que tem 23 ou 24 anos, disse que está sob vigilância constante desde o assassinato, e provavelmente não vai ser possível comparecer ao funeral de Nemtsov na terça-feira. Tudo que queria era ir para casa de sua mãe na Ucrânia, disse.
Nemtsov, político de oposição cujo assassinato aumentou a divisão entre liberais e apoiadores de Putin, vai ser enterrado na terça feira no cemitério de Troekurovskoye, no oeste de Moscou, longe de onde os políticos russos geralmente são enterrados.
Ele criticou a anexação da Crimeia feita por Putin e seu apoio aos separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia. Ele e Duritskaya estavam namorando há três anos, disse a modelo.