Equipes de busca e resgate trabalham em prédio destruído no local de uma explosão na cidade de Reyhanli, perto da fronteira entre a Turquia e a Síria (Umit Bektas/Reuters)
Da Redação
Publicado em 14 de maio de 2013 às 13h57.
Amã - As nações do grupo "Amigos da Síria", que apoiam os oponentes do presidente sírio, Bashar al-Assad, vão se reunir na semana que vem na Jordânia para discutir conversações de paz patrocinadas pelos Estados Unidos e Rússia, informaram autoridades jordanianas nesta terça-feira.
"O foco do encontro será a conferência de paz", disse uma das autoridades, acrescentando que a reunião será realizada em meados da semana que vem, sem especificar a data.
Uma autoridade europeia que tomará parte do encontro e que pediu para não ser identificada disse que os EUA estão tentando explorar todas as opções pacíficas antes de agir com mais firmeza.
"O encontro vai discutir a pressão sobre Assad por outros meios. Os americanos preferem levar Assad à mesa para encerrar isto pacificamente, mas eles estão deixando claro que não estão descartando a opção militar, seja ela direta ou indireta", afirmou a fonte.
"Realizar a conferência a 160 quilômetros de Damasco é um claro sinal de que a comunidade internacional está mantendo a pressão sobre Assad", disse o alto funcionário.
Na terça-feira, o secretário norte-americano de Estado, John Kerry, afirmou esperar que a conferência de paz para a Síria seja realizada no início de junho.