Mundo

Na véspera do Ano Novo, Porto Rico sofre apagão geral devido a pane no sistema elétrico

Segundo dados da empresa LUMA Energy, responsável pela transmissão de energia elétrica, 1.309.713 clientes estão sem luz, de um total de 1.468.223

A rede elétrica de Porto Rico está muito debilitada desde que foi destruída pelo furacão Maria em 2017 (Creative Commons)

A rede elétrica de Porto Rico está muito debilitada desde que foi destruída pelo furacão Maria em 2017 (Creative Commons)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 31 de dezembro de 2024 às 17h26.

Porto Rico sofreu um apagão geral nesta terça-feira, 31, devido a uma pane que deixou quase 90% dos usuários sem eletricidade.

Segundo dados da empresa LUMA Energy, responsável pela transmissão de energia elétrica, 1.309.713 clientes estão sem luz, de um total de 1.468.223.

O governador de Porto Rico, Pedro Pierluisi, afirmou em sua conta na rede social X que se trata de "um apagão massivo que afeta grande parte da ilha devido a uma falha crítica".

Pierluisi disse que o trabalho já está em andamento para restaurar o serviço nas usinas de San Juan e Palo Seco e que o governo está exigindo respostas e soluções da LUMA Energy e da Genera PR.

A empresa responsável pela geração, Genera PR, declarou que o apagão foi causado por uma pane na linha 230 da usina Costa Sur, o que fez com que todas as unidades do sistema ficassem fora de serviço.

A rede elétrica de Porto Rico está muito debilitada desde que foi destruída pelo furacão Maria em 2017, com apagões na ilha sendo frequentes, embora raramente de tamanha magnitude.

O descontentamento com o desempenho da LUMA gerou protestos e levou todos os candidatos a governador a prometerem cancelar seus contratos com a empresa durante as eleições do último mês de novembro.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEletricidade

Mais de Mundo

Ônibus cai em abismo no sudoeste da Colômbia e deixa 12 mortos e 30 feridos

Índia protesta contra novos condados chineses em região disputada no Himalaia

Falha em avião do mesmo modelo de tragédia na Coreia do Sul assusta passageiros

Tribunal da Coreia do Sul realizará 1ª audiência para julgar presidente em 14 de janeiro