Mundo

Na véspera do aniversário de 11/9, Obama pede união nos EUA

Um dia antes do aniversário de 15 anos dos atentados ao World Trade Center, Obama pediu que americanos não cedam ao medo que terroristas pretendem infundir


	Obama: "Após tudo, os terroristas nunca poderão derrotar os Estados Unidos"
 (Getty Images/Spencer Platt)

Obama: "Após tudo, os terroristas nunca poderão derrotar os Estados Unidos" (Getty Images/Spencer Platt)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2016 às 10h48.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste sábado aos americanos que para vencer as organizações terroristas não devem ceder ao medo que pretendem infundir, coincidindo com a véspera do 15° aniversário de 11/9.

"Enquanto fazemos uma reflexão sobre estes últimos 15 anos, também é importante lembrar o que não mudou: os valores centrais que nos definem como americanos. A força que nos sustenta. Após tudo, os terroristas nunca poderão derrotar os Estados Unidos", disse Obama em sua mensagem de sábado no rádio.

"Sua única esperança é nos aterrorizar até que mudemos nossa forma de vida. Por essa razão, os americanos nunca cederão perante o medo. E é por isso que neste fim de semana lembramos o verdadeiro espírito de 11 de setembro", insistiu.

Obama lembrou das mais de 3 mil vítimas mortais nos atentados contra as Torres Gêmeas de Nova York e o Pentágono em Washington, assim como o trabalho das equipes de socorro e a reconstrução.

"Ainda somos o mesmo país onde os heróis se lançaram ao perigo, do povo comum que se rebelou contra seus sequestradores, das famílias que transformaram sua dor em esperança. Ainda somos o mesmo país no qual cuidamos uns dos outros", acrescentou.

No domingo completa 15 anos dos atentados de 11 de setembro de 2011 nos quais morreram mais de 3 mil pessoas e que deixaram um antes e um depois para a política e o panorama internacional. 

Acompanhe tudo sobre:11-de-SetembroAtaques terroristasBarack ObamaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticosTerrorismo

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia