Mundo

Na véspera da viagem espacial, Bezos publica encontro com tripulantes

Ex-CEO da Amazon faz voo nesta terça, com a pessoa mais jovem e também a mais velha a ir ao espaço

Veja quem acompanhará Bezos ao espaço (Matthew Staver/Bloomberg/Getty Images)

Veja quem acompanhará Bezos ao espaço (Matthew Staver/Bloomberg/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 19 de julho de 2021 às 11h50.

O bilionário americano e fundador da Amazon, Jeff Bezos, está nos preparativos finais para sua viagem espacial em uma nave de sua empresa Blue Origin. O lançamento está previsto para amanhã, às 10h (horário de Brasília).

  • Quais são as tendências entre as maiores empresas do Brasil e do mundo? Assine a EXAME e saiba mais.

Pelo Instagram, Bezos informou que está no Texas, onde ocorrerá o lançamento, junto com os outros três passageiros do voo. No domingo, Bezos, seu irmão Mark, Wally Funk e Oliver Daemen participaram de um treinamento para se prepararem para o voo da Origin.

"Nós quatro chegamos ao oeste do Texas hoje. Mal posso esperar por terça-feira", escreveu Bezos, em publicação no sábado, ao lado dos companheiros de voo.

Bezos também publicou dois vídeos mostrando alguns detalhes dos últimos preparativos. Em um deles, são exibidos trechos do treinamento de Bezos ao lado dos tripulantes.

"Temos praticado missões completas no simulador de treinamento de New Shepard. Mal posso esperar pela decolagem", escreveu o executivo.

Em outro vídeo, Bezos divulgou o encontro com os companheiros de voo. Ao ver o foguete, Funk não perdeu tempo e disse: "Eu vou naquela janela!". "Amo essa tripulação", escreveu Bezos na legenda da publicação.

A missão será o primeiro voo automatizado a ir ao espaço com uma equipe totalmente civil, sem nenhum de seus astronautas ou funcionários treinados a bordo.

Em comunicado no domingo, a Blue Origin demonstrou confiança no projeto. "Não estamos trabalhando neste momento em qualquer problema em aberto e o New Shepard está pronto para voar", disse o diretor de voo, Steve Lanius, acrescentando que a previsão do tempo parece favorável para a decolagem.

Veja quem acompanhará Bezos ao espaço

Mark Bezos

Mark Bezos, irmão mais novo de Jeff Bezos, também estará a bordo do New Shepard. Mark é seis anos mais novo que Jeff, que fez 57 anos em janeiro, e foi bombeiro voluntário do Corpo de Bombeiros de Scarsdale no Condado de Westchester por uma década.

Mark se formou em publicidade e relações públicas na Texas Christian University e, em 1999, criou e dirigiu sua própria empresa de marketing. No mesmo ano, tornou-se diretor da Bezos Family Foundation, fundada por Jackie e Mike Bezos.

    Wally Funk

    Wally Funk é a convidada de honra do foguete New Shepard. Aos 82 anos, ela será a pessoa mais velha a ir ao espaço. Ela é pilota e ex-instrutora de voo e foi a primeira mulher a ser inspetora da Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA e a primeira investigadora de segurança aérea feminina do Conselho Nacional de Segurança do Transporte do país.

      Oliver Daemen

      O estudante de física de 18 anos se tornará a pessoa mais jovem da história a ir ao espaço. Daemen foi o último nome a ser divulgado como integrante da tripulação de quatro membros civis no voo. Oliver irá no lugar do vencedor do leilão, cujo nome não veio a público, que pagou US$ 28 milhões pelo assento no foguete, mas desistiu devido a "compromissos conflitantes".

      Oliver é filho de Joes Daemen, presidente-executivo e fundador da Somerset Capital Partners, empresa de administração de investimentos. Daemen pai "pagou pelo assento e escolheu enviar Oliver", disse a Blue Origin, sem querer informar o quanto foi desembolsado.

      Segundo a Blue Origin, Daemen está trabalhando para obter seu brevê de piloto e deve ir à Universidade de Utrecht, na Holanda, para estudar física e administração de inovação em setembro.

      Acompanhe tudo sobre:EspaçoEspaçonavesjeff-bezos

      Mais de Mundo

      Cessar-fogo em Gaza: Hamas atribui avanço a Trump e critica Biden

      Governo israelense aprova acordo de cessar-fogo e troca de reféns com o Hamas

      Ex-ministra das Finanças do Canadá anuncia candidatura para substituir Trudeau