Mundo

Na Guatemala, vulcão em erupção leva o governo a evacuação

Foram retirados os moradores das áreas de Panamiche 1 e 2, de Sangre de Cristo e Escuintla Morelia, no Sul e Sudeste do país

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2012 às 12h56.

Brasília – O reinício das atividades do Vulcão Fuego, um dos mais ativos da Guatemala, levou as autoridades do país a determinar a retirada de mais de 10 mil moradores da região. A ordem foi dada pela Coordenação Nacional para a Redução de Desastres (Conrad) que emitiu um alerta laranja – segundo na escala de gravidade.

Foram retirados os moradores das áreas de Panamiche 1 e 2, de Sangre de Cristo e Escuintla Morelia, no Sul e Sudeste do país. Desde ontem (13) o vulcão passou a expelir cinzas.

Os especialistas registraram também explosões moderadas atingindo até mil metros acima da cratera. As explosões do vulcão são acompanhadas por desgaseificação, barulhos e lavas.

O Vulcão Fuego está localizado nas regiões de Sacatepéquez, Escuintla e Chimaltenango, o Centro-Sul da Guatemala. Em geral, suas erupções são violentas e só neste ano foram registradas seis. Com 3.763 metros de altura, o vulcão tem a forma de um cone em direção ao Sul do país.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisGuatemalaVulcões

Mais de Mundo

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras

Líder supremo do Irã pede sentença de morte contra Netanyahu

Hezbollah coloca Tel Aviv entre seus alvos em meio a negociações de cessar-fogo

Israel e Hezbollah estão a poucos dias de um cessar-fogo, diz embaixador israelense nos EUA