Mundo

Na França, Estado recebe multa recorde por não reduzir poluição

As autoridades francesas aplicaram multa contra o próprio Estado, exigindo medidas mais rápidas para reduzir a poluição no país

Poluição em Paris: Estado francês foi multado (AFP/AFP)

Poluição em Paris: Estado francês foi multado (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 4 de agosto de 2021 às 16h04.

Última atualização em 4 de agosto de 2021 às 17h10.

A França foi condenada a pagar uma multa milionária por não reduzir a poluição do ar para níveis vistos como aceitáveis.

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, 4, aplicada pela corte France’s Conseil d’Etat, órgão do próprio país que funciona como "Suprema Corte" para julgar casos da administração pública.

A multa é no valor máximo possível para uma penalidade administrativa, de 10 milhões de euros (cerca de 61 milhões de reais).

O Conselho de Estado alertou ainda que voltaria a multar o governo francês em alguns meses se as autoridades não agirem rápido.

As ONGs que iniciaram a ação disseram que essa é uma "vitória histórica". A multa será direcionada a organizações que lutam contra a poluição do ar, como a ONG Friends of the Earth ("Amigos da Terra").

A corte francesa tem se tornado cada vez mais vigilante nas questões ambientais. Na decisão desta quarta-feira, os juízes afirmaram que as medidas decididas pelo governo até agora foram insuficientes.

No ano passado, o Conselho já havia determinado que o governo francês não implementou uma ordem judicial de 2017 para frear os níveis de poluição do ar. Na ocasião, o órgão deu seis meses para que o governo resolvesse a situação.

Disse também que, se medidas não fossem tomadas, o Estado tomaria uma multa de 10 milhões de euros a cada seis meses, até que a qualidade do ar melhorasse, ameaça que foi de fato cumprida hoje.

Os níveis de poluição do ar voltarão a ser avaliados no início de 2022 e podem gerar nova multa, ainda mais alta.

A poluição do ar é estimada em causar 40.000 mortes prematuras na França por ano.

Segundo este órgão, a poluição por dióxido de nitrogênio, produzida pela queima de combustíveis fósseis, principalmente pelos automóveis, continua sendo excessiva em cinco áreas urbanas: Paris, Lyon, Marsella-Aix, Toulouse e Grenoble.

O Conselho também afirmou que na capital Paris persistem níveis altos de poluição por micropartículas PM10.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.


Ouça o último episódio do podcast EXAME Política

Acompanhe tudo sobre:FrançaMeio ambientePoluiçãoSustentabilidade

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado